Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Contagem regressiva para a 76ª Olimpíada Metodista

Contagem regressiva para a 76ª Olimpíada Metodista

por Colégio Metodista Americano — publicado 24/09/2008 11h21, última modificação 17/06/2020 15h24
Evento esportivo reúne cerca de 200 atletas entre os dias 02 e 04 de outubro no Centenário em Santa Maria

Faltam oito dias para começar a 76ª Olimpíada Metodista. Os(As) cerca de 200 atletas que se reúnem no Colégio Metodista Centenário, em Santa Maria, passam a viver a expectativa da disputa de um torneio onde todos(as) são iguais, todos(as) são vencedores(as). A competição, que reúne as modalidades de futebol, futsal, atletismo, basquete e vôlei, acontece entre os dias 02 e 04 de outubro.

Realizada anualmente de forma itinerante, sempre em uma escola diferente, a Olimpíada oferece a oportunidade dos(as) estudantes superarem seus limites e vencer desafios, mas sempre em clima de amizade e civilidade. Para demonstrar que o importante é competir e fazer novos(as) amigos(as), todos(as) os(as) participantes recebem medalhas e cada clégio recebe um troféu.

Para aprimorar o espírito de irmandade e integração, os(as) estudantes ficam alojados(as) nas dependências do Clube Corintians, que fica em frente ao Centenário e se transforma em uma verdadeira vila olímpica durante os três dias de disputa. O objetivo é valorizar a interação e proporcionar novas amizades.

Os Colégios Americano, União e Centenário têm delegações de aproximadamente 60 atletas cada. Escola convidada neste ano, o Instituto Educacional de Passo Fundo irá levar cerca de 25 pessoas para Santa Maria. A organização do evento convidou o prefeito da cidade sede para participar da abertura.

A professora de Educação Física do União, Claudia Cassol, disse que as Olimpíadas Metodistas são uma ação única, porque contempla vitoriosos(as) todos(as) participantes. “É uma festa de confraternização diferente de qualquer outra competição, pois aqui o espírito é de fraternidade”, conclui.

História da Olimpíada Metodista
A primeira edição da Olimpíada Metodista foi realizada em 1928 no extinto Colégio IPA, em Porto Alegre. O evento era chamado de Liga dos Colégios e só tinha participação de meninos. Paralelo aos jogos masculinos, acontecia o Torneio Intercolegial Feminino, disputado pelo Americano e pelo Centenário, escolas que só trabalhavam com meninas.

O União e o Instituto Ginasial de Passo Fundo, que não integra mais a Rede Metodista de Educação do Sul, disputavam as duas competições por serem escolas mistas. Somente a partir de 1948, as Olimpíadas passaram a reunir todos os Colégios Metodistas do Estado.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Alexandre Paz