Contagem regressiva para a 76ª Olimpíada Metodista
Faltam oito dias para começar a 76ª Olimpíada Metodista. Os(As) cerca de 200 atletas que se reúnem no Colégio Metodista Centenário, em Santa Maria, passam a viver a expectativa da disputa de um torneio onde todos(as) são iguais, todos(as) são vencedores(as). A competição, que reúne as modalidades de futebol, futsal, atletismo, basquete e vôlei, acontece entre os dias 02 e 04 de outubro.
Realizada anualmente de forma itinerante, sempre em uma escola diferente, a Olimpíada oferece a oportunidade dos(as) estudantes superarem seus limites e vencer desafios, mas sempre em clima de amizade e civilidade. Para demonstrar que o importante é competir e fazer novos(as) amigos(as), todos(as) os(as) participantes recebem medalhas e cada clégio recebe um troféu.
Para aprimorar o espírito de irmandade e integração, os(as) estudantes ficam alojados(as) nas dependências do Clube Corintians, que fica em frente ao Centenário e se transforma em uma verdadeira vila olímpica durante os três dias de disputa. O objetivo é valorizar a interação e proporcionar novas amizades.
Os Colégios Americano, União e Centenário têm delegações de aproximadamente 60 atletas cada. Escola convidada neste ano, o Instituto Educacional de Passo Fundo irá levar cerca de 25 pessoas para Santa Maria. A organização do evento convidou o prefeito da cidade sede para participar da abertura.
A professora de Educação Física do União, Claudia Cassol, disse que as Olimpíadas Metodistas são uma ação única, porque contempla vitoriosos(as) todos(as) participantes. É uma festa de confraternização diferente de qualquer outra competição, pois aqui o espírito é de fraternidade, conclui.
História da Olimpíada Metodista
A primeira edição da Olimpíada Metodista foi realizada em 1928 no extinto Colégio IPA, em Porto Alegre. O evento era chamado de Liga dos Colégios e só tinha participação de meninos. Paralelo aos jogos masculinos, acontecia o Torneio Intercolegial Feminino, disputado pelo Americano e pelo Centenário, escolas que só trabalhavam com meninas.
O União e o Instituto Ginasial de Passo Fundo, que não integra mais a Rede Metodista de Educação do Sul, disputavam as duas competições por serem escolas mistas. Somente a partir de 1948, as Olimpíadas passaram a reunir todos os Colégios Metodistas do Estado.
Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Alexandre Paz