Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Crianças aprendem sobre cores e luz no Laboratório de Física

Crianças aprendem sobre cores e luz no Laboratório de Física

por Colégio Metodista Americano — publicado 25/05/2010 09h20, última modificação 17/06/2020 15h26
Alunos(as) dos 2º ano do Ensino Fundamental tiveram aula com professor Ramiro Maciel

“Para quê servem a luz e as cores?”, perguntou o professor Ramiro Maciel aos(às) alunos(as) do 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio Metodista Americano, nesta segunda-feira (24/05). Poucas mãos se levantaram e logo o professor de Física começou a explicação.

Maciel contou aos(às) pequenos(as) sobre as diferenças entre os tipos de cor. “Misturar luz e misturar tinta não é a mesma coisa”, explicou. As crianças viram, na prática, como as cores combinam, com o Disco de Newton. A roda, que leva o nome de seu criador, contém diversas cores e, quando girada rapidamente, mostra apenas o branco. Com a sala escura, foram projetadas luzes nas cores azul, vermelha e verde, que se misturavam conforme os movimentos.

Depois dessa parte, os(as) alunos(as) aprenderam sobre a influência da luz na formação das cores. A partir disso, falaram sobre a importância do sol, que não só forma tonalidades, mas pode dar origem à energia. Os(Ss) pequenos(as) movimentaram carrinhos de brinquedo e ligaram um rádio apenas com a luz e perceberam que isso pode ser feito também com outras coisas: “É mais barato e é melhor pra natureza!”, disseram.

Para a professora da turma, Naraiana Freitas, a aula abordou a diversidade que existe quando se fala em luz .“É importante que eles(as) compreendam que a física faz parte do nosso dia a dia”, concluiu. A aluna Luísa Belmonte Lopes prestou atenção durante toda a apresentação e disse que talvez trabalhe com ciência um dia. “Eu sempre quis ter uma aula assim”, comentou.

Ao fim da aula, o professor Maciel repetiu a pergunta do início. “E agora, alguém sabe para quê servem a luz e as cores?”. Todas as mãos levantaram.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração e fotos: Ângela Camana