Crianças aprendem sobre cores e luz no Laboratório de Física
Para quê servem a luz e as cores?, perguntou o professor Ramiro Maciel aos(às) alunos(as) do 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio Metodista Americano, nesta segunda-feira (24/05). Poucas mãos se levantaram e logo o professor de Física começou a explicação.
Maciel contou aos(às) pequenos(as) sobre as diferenças entre os tipos de cor. Misturar luz e misturar tinta não é a mesma coisa, explicou. As crianças viram, na prática, como as cores combinam, com o Disco de Newton. A roda, que leva o nome de seu criador, contém diversas cores e, quando girada rapidamente, mostra apenas o branco. Com a sala escura, foram projetadas luzes nas cores azul, vermelha e verde, que se misturavam conforme os movimentos.
Depois dessa parte, os(as) alunos(as) aprenderam sobre a influência da luz na formação das cores. A partir disso, falaram sobre a importância do sol, que não só forma tonalidades, mas pode dar origem à energia. Os(Ss) pequenos(as) movimentaram carrinhos de brinquedo e ligaram um rádio apenas com a luz e perceberam que isso pode ser feito também com outras coisas: É mais barato e é melhor pra natureza!, disseram.
Para a professora da turma, Naraiana Freitas, a aula abordou a diversidade que existe quando se fala em luz .É importante que eles(as) compreendam que a física faz parte do nosso dia a dia, concluiu. A aluna Luísa Belmonte Lopes prestou atenção durante toda a apresentação e disse que talvez trabalhe com ciência um dia. Eu sempre quis ter uma aula assim, comentou.
Ao fim da aula, o professor Maciel repetiu a pergunta do início. E agora, alguém sabe para quê servem a luz e as cores?. Todas as mãos levantaram.
Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração e fotos: Ângela Camana