Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Dados registrados no Colégio Americano divergem do INEP e apresentam média de 63,98 no ENEM

Dados registrados no Colégio Americano divergem do INEP e apresentam média de 63,98 no ENEM

por Colégio Metodista Americano — publicado 26/05/2009 07h37, última modificação 17/06/2020 15h21
Nota apresentada pelo Instituto Nacional considera participação de apenas um(a) estudante do Ensino Médio Regular quando 22 alunos(as) realizaram a prova

No ano passado, de acordo com os dados registrados pelo Colégio Metodista Americano, 29 alunos(as) do Ensino Médio Regular se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e somente 22 compareceram. Na Educação para Jovens e Adultos (EJA) foram 38 inscritos(as) e apenas 14 estiveram presentes. Entretanto, a média publicada no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) considera que apenas um(a) aluno(a) do Ensino Médio Regular do Colégio Americano participou das provas do ENEM. O mesmo site divulga os boletins de desempenho individual dos 22 alunos que participaram, onde a média é de 63,98 de aproveitamento. Já os(as) estudantes da EJA têm aproveitamento de 44,92 devido ao alto índice de abstenção em 2008.

De acordo com a vice-diretora, Professora Mestre Perpétua Maria da Silva, o Americano tem uma proposta voltada para a formação ética, cidadã e para a construção de conhecimentos e competências que preparem o(a) aluno(a) para desafios da atualidade. O Ensino Médio, acompanhando as mudanças sociais, culturais e tecnológicas, proporciona a preparação para o vestibular e para o ENEM. Enfatiza a formação plural, valorizando as diferentes áreas do conhecimento e a apropriação de linguagens e tecnologias como a informática e com o Projeto Apoio Virtual - EaD, línguas estrangeiras (Inglês/Espanhol), Artes (Plásticas/Cênicas) e Esportes. Desenvolve o pensamento científico oferecendo práticas de laboratório semanais, Robótica, além de Projetos e eventos como a Mostra de Ciências, Matemática e Tecnologia. Proporciona reflexão, debates em sala de aula, vivências com diferentes realidades sociais e ação solidária a partir do Projeto Voluntariado.

Como complemento, são oportunizadas viagens de estudo, intercâmbios e participação nas equipes esportivas, Olimpíadas e grupo de teatro. Neste momento está aberto o debate para definições de estratégias específicas para o novo modelo da prova do ENEM, por meio de reuniões com Equipe Pedagógica, Orientadores(as) de Área, Tutores(as), Professores(as) e Círculo de Pais e Mães (CPM). Várias ações, como Orientação Profissional, Orientação de Estudos visitas a Feiras de Profissões serão implementadas no Ensino Fundamental e Ensino Médio no sentido de divulgar e preparar para o novo modelo de avaliação do ENEM.

Como forma de avaliar o conhecimento adquirido por estudantes durante o Nível Médio para ingresso em nível superior, o novo modelo do ENEM deve ser aplicado nos dias 3 e 4 de outubro de 2009. O exame consiste em provas de linguagem e códigos, de ciências humanas, de ciências da natureza e de matemática, com 50 questões, num total de 200, além da redação. A aplicação das provas será nos turnos da manhã e tarde e os resultados estão previstos para 4 de dezembro. A correção das redações está definida para 8 de janeiro de 2010.

O novo modelo do ENEM tem por objetivo substituir o vestibular em universidades públicas e privadas, com prova única de ingresso, em todo o país. Da mesma forma, procura servir como critério de pontuação para os colégios frente ao Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Gustavo Nunes