Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Deputada Maria do Rosário palestra no Colégio Americano

Deputada Maria do Rosário palestra no Colégio Americano

por Colégio Metodista Americano — publicado 23/10/2009 16h46, última modificação 17/06/2020 15h21
Parlamentar federal conversou com alunos(as) do 3° ano do ensino fundamental sobre a estrutura política de Porto Alegre

A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) esteve no Colégio Metodista Americano nesta sexta-feira (23/10) conversado com os(as) alunos(as)  dos 3° anos do ensino fundamental sobre a estrutura política da cidade de  Porto Alegre. O encontro aconteceu no Auditório do prédio A. Cerca de 57 estudantes participaram do seminário.

Após explicar como funcionavam os três poderes (Executivo, Judiciário e Legislativo), a deputada respondeu as perguntas dos(das) estudantes. Giulia Scapin, da turma 34, perguntou para Maria do Rosário se a demora no atendimento do Sistema Único de Saúde prejudicava a população. “Com certeza, o que precisa ser feito é aumentar os programas de saúde familiar”, afirmou Maria do Rosário.

Questionada sobre como a população deveria proceder se o prefeito não cumprisse uma promessa, a deputada explicou que a população tem muitas maneiras de mostrar seu descontentamento. “O cidadão pode escrever cartas aos jornais, ao prefeito, fazer manifestações. Mas a melhor forma de se manifestar é recorrendo aos vereadores”, aconselhou.

Depois das perguntas, ainda houve a apresentação do coral e do grupo de flauta da escola. A professora Nuria Marrone, da turma 34, contou que essa visita foi feita em função do conteúdo que as crianças estão aprendendo em sala de aula. “Esse momento contribuiu muito para a formação dos alunos como cidadãos e cidadãs”, explicou a docente. “Quem ganha com esses encontros não são as crianças, mas os próprios representantes do poder público”, assegurou Maria do Rosário.

No final da palestra, a parlamentar deixou com os(as) alunos(as) a proposta de duas leis, referentes à educação e ao uso de drogas,  para que eles(elas) analisassem.

Jornalista responsável: Gerson Brisolara
Colaboração e fotos: Rafaela Haygertt