Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / DIA DA BÍBLIA

DIA DA BÍBLIA

por Colégio Metodista Americano — publicado 14/12/2015 11h16, última modificação 17/06/2020 15h33
Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça (II Timóteo 3.16)

DIA DA BÍBLIA

Celebramos no segundo domingo de dezembro o dia da Bíblia, o livro mais lido e publicado em todo o mundo e que está presente em vários países e em vários idiomas.

Esta data foi estabelecida em 1549, na Grã-Bretanha, pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. Foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia. No Brasil a data começou a ser celebrada em 1850, com a chegada dos primeiros missionários evangélicos vindos da Europa e dos Estados Unidos. A primeira manifestação pública aconteceu em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP).

A partir de dezembro de 2001, esta data memorável passou a integrar o calendário oficial do país, quando foi aprovada a Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.

A Bíblia é um livro singular. Foi escrita durante 1.600 anos, por mais de 40 escritores de diferentes culturas, línguas, lugares, mas apresentando uma concordância absoluta no conteúdo, sendo a única obra literária no mundo com essas características. E em todos os seus escritos permeia o grande plano da salvação da humanidade arquitetado e cumprido em todos os seus pormenores, expressando o amor infinito e cuidado paternal de Deus pela sua criação. A história do homem é descrita em suas páginas em toda a sua realidade desde seus primórdios.

No texto bíblico acima citado, encontramos a afirmação de que a Bíblia é inspirada por Deus. Assegura a sua utilidade para ensinar, repreender, corrigir e para formar na justiça.

Urge, em nossos dias, a necessidade premente de nos voltarmos à Bíblia Sagrada, não como mera letra para fins culturais ou acadêmicos, mas como a revelação da vontade do Pai que zela por ela, para que “’não volte vazia, mas que prospere naquilo para o que a designou” Isaías 55.11. Um livro especial que expressa a mensagem divina, que tem por excelência o ensino para uma vivência e convivência pautadas nas virtudes, como o amor e o perdão, esperança e fé em Deus, sendo estes os grandes temas vividos e anunciados por Jesus Cristo, assim como por todos os seus discípulos.

Que este dia memorável seja para toda a nossa comunidade escolar um marco de conscientização para priorizarmos a leitura, o estudo e a aplicação ativa dos ensinos bíblicos em nosso cotidiano, de maneira que, ao manejarmos bem esta Palavra, sejamos forjados em nosso caráter para experimentarmos a vida em abundância em Cristo Jesus (João 10. 10).

Louvado seja Deus pela sua Palavra bendita, a Bíblia Sagrada.

Pra. Ester Martins de Oliveira

Pastoral Escolar Colégio Metodista de Ribeirão Preto