Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Direção do IMC acredita que não será preciso adiar vestibular da FAMES

Direção do IMC acredita que não será preciso adiar vestibular da FAMES

por Colégio Metodista Americano — publicado 18/05/2007 12h56, última modificação 17/06/2020 15h21
Redistribuição de espaços no Prédio do Colégio Centenário deve possibilitar que estudantes permaneçam alocados na instituição

As direções da Rede Metodista de Educação do Sul e do Instituto Metodista Centenário se reúnem na manhã desta sexta-feira (18/05) para avaliar os danos provocados pelo incêndio que destruiu parte do complexo onde funcionava a Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES). No encontro, será discutida a possibilidade de redistribuição de espaços nos prédios que ficaram intactos de forma a evitar o remanejo de aulas em outros locais da cidade. Também está na pauta o não adiamento do vestibular da FAMES, marcado para ocorrer em 17 de junho.

Segundo o diretor de unidade do IMC, Sander Neves, a possibilidade de que a data seja mantida é grande. “Não pretendemos alterar o calendário acadêmico, que prevê o início das aulas do segundo semestre em agosto. Então não faz sentido adiarmos o concurso, já que os(as) novos(as) alunos(as) só ingressariam neste período”, explica.

Apesar dos estragos, o prédio A, onde funciona o Colégio Metodista Centenário, ficou intacto. O escritório de projetos da Rede Metodista de Educação do Sul trabalha para redistribuir os espaços do lugar de forma que não seja necessário deslocar os estudantes da FAMES para outros pontos da cidade. “O Colégio Centenário possui amplos espaços, muitos deles pouco utilizados. Acreditamos que um redimensionamento destas áreas possibilite a retomada das aulas já no dia 21 de maio”, prevê o engenheiro Marcelo Rigotti.

Para compensar a falta do laboratório de informática, que ficou totalmente destruído pelas chamas, a Rede Metodista de Educação do Sul já providenciou a compra de 60 novos computadores, que devem chegar ao IMC até o dia 1º de junho. “Até lá, estamos estudando uma parceria para utilizar o laboratório da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), para que os estudantes não sofram qualquer prejuízo”, revela Sander Neves.

O presidente do Conselho Diretor da Rede Metodista de Educação do Sul, professor Laan Mendes de Barros, veio diretamente de São Paulo para acompanhar os processos de reestruturação do IMC em Santa Maria. “É uma visita de apoio, mas também, de tomada de medidas, que já estão sendo encaminhas pela Direção Geral e pelos setores administrativo e acadêmico', esclarece.

O incêndio

Na madrugada de quarta-feira (16/05), causas ainda desconhecidas provocaram um incêndio no prédio B do Instituto Metodista Centenário. O edifício, que concentrava as salas de aula da Faculdade Metodista de Santa Maria e os setores administrativos da instituição, foi completamente atingido.

Para o tenente do Corpo de Bombeiros, Menardino Weber, que comandou a operação para combater o fogo, as causas do incêndio ainda são imprecisas. A Brigada Militar de Santa Maria já esteve no local para avaliar os danos e prometeu divulgar um laudo em até 40 dias. O seguro do prédio também foi acionado para fazer uma vistoria. Conforme o Gerente Administrativo da Rede, Rafael Freitas Barbosa, um levantamento patrimonial será realizado a partir desta sexta-feira (18/05) para avaliar as perdas.

Equipes dos setores administrativos e engenheiros(as) da Rede Metodista se deslocaram de Porto Alegre a Santa Maria, onde os(as) funcionários(as) seguem atuando normalmente para encaminhar as providências necessárias. Durante a semana, as ações do IMC serão focadas no projeto de reconstrução do patrimônio. A Rede já está trabalhando na recuperação dos dados acadêmicos através do programa que armazena as informações de todas as instituições.

De acordo com a diretora geral da Rede Metodista de Educação do Sul, professora Adriana Menelli de Oliveira, o incidente será superado e não irá afetar as ações da instituição. “Se Deus nos deu essa missão é porque temos força para enfrentá-la”, enfatiza.