Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / ENEM e Vestibular são temas de Palestra para estudantes do 3º Ano do EM

ENEM e Vestibular são temas de Palestra para estudantes do 3º Ano do EM

por Colégio Metodista Americano — publicado 12/05/2014 13h40, última modificação 17/06/2020 15h29
Dicas para um bom desempenho nas provas foram apresentadas na última quinta-feira (8)

Na quinta –feira, 8 de maio, os alunos do 3º Ano do Ensino Médio do Colégio Metodista Americano participaram de Palestra sobre o ENEM e o Vestibular da UFRGS, com o professor Paulo Espíndola do Curso Pré-Vestibular Universitário. Esta atividade marca mais uma das ações  de preparação dos alunos para o ingresso na Ensino Superior.

Reunidos no Auditório Elizabeth Lee, os alunos receberam explicações de como é formada a nota do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Paulo Espíndola, ressaltou aos alunos que para passar no Vestibular da UFRGS não adianta dominar apenas um ou dois conteúdos, a Universidade espera que eles  tenham um conhecimento razoável em todos os contéudos.  Para 2015,  a universidade separou 30% das suas vagas para ingresso via ENEM e a tendência é aumentar esse número nos próximos anos até chegar aos 100%.

Na prova do ENEM, segundo o professor de pré-vestibular, os examinadores valorizam a importância das habilidades e competências e não só do conteúdo, cada questão relaciona conteúdos de diferentes disciplinas, fazendo com que o aluno interprete e reflita sobre os diversos assuntos e também exige cuidados com a redação para não zerar.  A prova procura distinguir as habilidades e competências dos estudantes. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) define a nota de ingresso à graduação através do Sistema de Seleção Unificado(SISU).

No final da atividade, Paulo Espíndola, relatou que é professor há mais de 20 anos e que todos os anos faz a prova para saber das novidade e poder passa-las aos seus alunos e a professora Perpétua, vice-diretora de educação se propôs a conversar com os professores do ensino médio para definir quais as competências e habilidades que estão sendo trabalhadas em Sala de Aula.

Nos dias 9 e 10 de maio, com frequencia de quase 100% , os alunos do Ensino Médio participaram do Simulado ENEM.