Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Ensino Religioso é tema de reflexão no VI Fórum Estadual

Ensino Religioso é tema de reflexão no VI Fórum Estadual

por Colégio Metodista Americano — publicado 30/08/2007 07h45, última modificação 17/06/2020 15h22
Americano sedia debate “Trabalhar as questões e a didática sobre o ensino religioso nas escolas” nesta sexta-feira (31/08)

A Secretaria Estadual da Educação (SEC) promove o VI Fórum Estadual de Ensino Religioso, nesta sexta-feira (31/08), em Porto Alegre. O evento reúne representantes de escolas de todo o Estado e discute o espaço destinado à disciplina em instituições de ensino básico. O encontro ocorre no Auditório Elizabeth Lee do Colégio Metodista Americano (Rua Dr. Lauro de Oliveira, 71).

A responsável pelo ensino religioso na SEC, Jussara Cavalheiro, afirma que a matéria é considerada um componente curricular e que é necessário uma especialização para os(as) professores(as) e educadores(as) que trabalham nas escolas. O ensino religioso é classificado como área do conhecimento por diversos órgãos governamentais, deve ser disciplina dos horários normais das escolas públicas e ser ministrado por professores(as) habilitados(as) com licenciatura em qualquer área.

O Americano disponibiliza o espaço do auditório e algumas salas de aula onde acontecem oficinas específicas divididas por tema e palestras. A Pastoral Escolar e Universitária faz a condução da abertura do evento, marcado para as 8h.

Programação:

Manhã:
8h - Credenciamento
Mística com o Reverendo Flávio Artigas e solenidade de abertura
Intervalo
Palestra: 'O Ensino Religioso e a Educação na Diversidade: o papel do professor de ensino religioso'

Tarde: - Oficinas:
O Ensino Religioso e a Tradição Indígena (Sala D218) com professora Cledes Markun
Práticas Educativas de Ensino Religioso nas Séries Iniciais (Sala D217) com professora Circe Mara Marques
O Ensino Religioso e a Tradição Afro (Sala D216) com professora Adevanir Aparecida Pinheiro
Celebrações no Âmbito Escolar (Sala D215) com professora Laude Brandenburg
O Ensino Religioso e a Tradição Budista (Sala D 205) com professora Yanina Munarski