Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Equipes do Americano dão show no CERGS e equipe de basquete feminino é bicampeã do torneio

por Colégio Metodista Americano — publicado 03/07/2015 08h43, última modificação 17/06/2020 15h31
As finais do Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul 2015, na categoria de 12 a 14 anos, aconteceram durante os dias 26 e 28 de junho.

A equipe de basquete feminino sub-14 (categoria de 12 a 14 anos) do Colégio Metodista Americano sagrou-se, pela segunda vez consecutiva, campeã do Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul 2015(CERGS) e agora está a uma partida, contra o campeão dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS), de representar o RS nos Jogos Escolares da Juventude.

O espírito vencedor que a equipe carrega, somado à sequência de boas participações nos jogos, faz parte de um trabalho contínuo que o Americano realiza com os estudantes que praticam esportes. O professor e treinador da equipe, Arnóbio Gomes Filho, mais conhecido como "Zoba", falou sobre esse cuidado que exerce no processo de formação de jovens atletas:“As meninas da equipe têm entre 13 e 14 anos, algumas iniciaram comigo ainda nas oficinas do  Tempo Integral, onde começaram a ter as primeiras vivências. Nestas oportunidades, observando os potenciais,, percebi que elas "levavam jeito". Como foram gostando do esporte, o segundo passo foi convidá-las a participar da escolinha do Americano e colocá-las nos primeiros amistosos de basquete.”

Todo esse cuidado do treinador e do Colégio resultou em atletas qualificadas e experientes, fazendo a instituição ganhar o bicampeonato do CERGS. Atualmente, algumas das estudantes da equipe de basquete do Americano jogam em clubes e participam de campeonatos estaduais.

É o caso da aluna Bianca Soares, de apenas 13 anos, que foi um dos maiores destaques da equipe na competição. Bianca é uma das atletas que tem sua base no processo realizado pelo Colégio Americano e, no segundo semestre do ano, a jovem atleta jogará por duas seleções gaúchas de basquete e disputará três campeonatos brasileiros, são eles: O Brasileiro Escolar, o Brasileiro sub-13 e o Brasileiro sub-15. Mesmo sendo apontada como uma líder na equipe, a estudante, de poucas palavras, deixa claro que o mais importante é o coletivo: “O mais importante é o nosso grupo. Eu acho que fui bem, tanto quanto o time. Fizemos bons jogos”.

O Americano disputou a final com o Colégio Ulbra Concórdia, no Complexo Esportivo da Unisinos, em São Leopoldo. A equipe do Americano manteve o controle de ações do jogo e do placar de partida durante mais de 80% do tempo. No final, a equipe adversária conseguiu reagir e encostar um pouco no placar, mas o treinador ‘Zoba’ solicitou um tempo estratégico para reorganizar taticamente a equipe em campo, o que fez a equipe voltar ao comando da partida, que terminou com o placar de 19 a 16, para o Colégio Metodista Americano, bicampeão do torneio.

Desempenho do Colégio na competição

Além da equipe de basquete feminino, o Colégio Metodista Americano também participou das finais do Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul (CERGS) com as equipes das modalidades de basquete masculino e futsal feminino, onde, nesta etapa, disputaram com escolas das principais regiões do estado.

A equipe de basquete masculino chegou à final, fazendo uma grande partida contra o Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul. A partida foi finalizada com o placar de 35 a 18 para o Colégio Mauá. O Americano saiu da competição com a medalha de prata do CERGS.

As finais de futsal também tiveram a representação do Colégio Americano, na modalidade feminina. A partida final foi realizada em São Leopoldo, no Colégio Gustavo Schreiber, contra a equipe da casa. O fator local se fez presente durante os jogos e a equipe do Americano acabou ficando com o vice-campeonato da competição.

O treinador Zoba se mostra orgulhoso com o excelente rendimento das equipes que participaram, demonstra confiança na equipe e já fala na competição que será realizada no próximo ano: “Tenho um trabalho que dura que dura de dois a três anos com a equipe. Desta equipe, 40% dos atletas continuam no ano que vem, para tentar novamente e chegar ao brasileiro.”

O Colégio Metodista Americano parabeniza todos os alunos que participaram do Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul 2015 que, através do comprometimento com os estudos, disciplina e empenho nos treinamentos, puderam demonstrar seus talentos e suas habilidades esportivas.