Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Estudantes da 7ª Série desvendam a historia do Americano

Estudantes da 7ª Série desvendam a historia do Americano

por Colégio Metodista Americano — publicado 18/07/2007 07h06, última modificação 17/06/2020 15h22
Cerca de 40 jovens realizam primeira visita ao novo museu de história da escola

Uma viagem no túnel do tempo marcou a terça-feira (17/07) de cerca de 40 alunos(as) da 7ª série do Colégio Metodista Americano. Eles(as) foram os(as) primeiros(as) a realizarem visitas em turma ao museu Isac Aço, que em seu novo endereço no Americano apresenta a história dos mais de cem anos da escola.

A idéia do passeio foi da professora de espanhol e produção textual Letícia Martins, que organizará uma apresentação de crônicas produzidas pelos(as) alunos(as). “A intenção é que eles(as) tenham acesso às informações do colégio para terem mais subsídios na hora de escreverem os textos”, explica.

Segundo o aluno Fernando Weimer, 12 anos, a estrutura do novo museu impressiona. O estudante garante que o passeio foi muito instrutivo e destaca o que mais chamou sua atenção. “As estátuas com rostos de diversas etnias que os(as) professores(as) utilizavam para ensinar ciências são o mais legal do museu”.

Como cicerone do passeio estava o responsável pelo museu, professor Daniel Toscani, que apresentou como destaque entre as diversas atrações do novo ambiente o discurso de paraninfo da turma de formandos de 1942, escrito por ninguém menos que Érico Veríssimo. A carta escrita por Moacir Scliar em homenagem ao colégio também encabeça a lista de preciosidades do acervo.

O museu retrata a vida que levavam as internas do colégio com uma reprodução fidedigna do quarto em que elas viviam e da sala de aula em que estudavam. Os(As) visitantes também podem conferir a sala da galeria de fotos de todos(as) os(as) diretores(as) e reitores(as) do Americano, além do passeio virtual, onde imagens de diversos momentos da história da instituição podem ser conferidas através do computador.

A nova sede do museu é a casa que abrigava o ex-reitor Jaider Batista, que fica atrás do prédio E no Americano (Rua Lauro de Oliveira, 71). A data oficial de inauguração está marcada pra outubro, mas quem quiser conhecer a nova estrutura pode marcar um horário pelo telefone 33161198.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração e fotos: Alexandre Paz