Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Estudantes da UFRGS ministram palestra no Americano sobre prevenção de traumas

Estudantes da UFRGS ministram palestra no Americano sobre prevenção de traumas

por Colégio Metodista Americano — publicado 11/07/2008 11h10, última modificação 17/06/2020 15h24
Grupo que conta com ex-aluna da escola falou sobre importância dos primeiros socorros

Por ser uma instituição que visa a educação generalista, o Colégio Metodista Americano foi a primeira escola a receber a Liga do Trauma em 2008. O grupo, que conta com 25 pessoas ligadas a Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, veio à instituição nessa sexta-feira (11/07) apresentar para as turmas do Ensino Médio a palestra que tem como tema “A Prevenção do Trauma”. O problema é responsável por 120 mil mortes por ano no Brasil, uma a cada 15 minutos, e tem como maior número de vitimas pessoas entre 15 e 40 anos.

Presidente do grupo, o estudante de Medicina Roberto Ribeiro, 18 anos, explica que a palestra serve para ensinar o que as pessoas não devem fazer em situações de traumas. “Em engasgos, por exemplo, não se deve fazer buscas por objetos que causem a obstrução das vias aéreas se não for possível visualizá-los, isso pode causar problemas ainda maiores”. Outro exemplo que a Liga cita é a queimadura. “Nesses casos só se deve passar água corrente e nada de crendices como pasta de dentes, pó de café ou gelo”, conta.

Para a professora de Educação Física do Americano, Susane de Oliveira, esse tipo de atividade é importante para os(as) alunos(as) adquirirem responsabilidade social e se tornarem multiplicadores das informações referentes à prevenção. Os(As) estudantes realizaram, antes da palestra, um teste sobre conhecimentos em primeiros socorros e tornaram a fazê-lo após a apresentação para medir o aproveitamento das informações.

A ex-aluna da escola, Caroline Barone, 21 anos, hoje cursa o 5º semestre de Medicina na Universidade Federal. Ela foi a negociadora para que a palestra acontecesse no colégio e se disse encantada com a receptividade. “Me sinto em casa aqui. Fomos super bem recebidos e acho muito legal poder ajudar na conscientização destes que considero como colegas, pois muitos que estão aqui eu conheço ou são irmão de amigos”, comenta.

O grupo já tem agendadas mais duas apresentações neste mês. Para marcar encontros e palestras com a Liga o contato é o e-mail ligadotraumaufrgs@gmail.com.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração e fotos: Alexandre paz