Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Americano realizam o projeto “Pontes de Espaguete”

por Colégio Metodista Americano — publicado 03/12/2014 14h37, última modificação 17/06/2020 15h30
A conferência das pontes reuniu professores e alunos do 7º ano do Ensino Fundamental

Nos dias 4/11 e 20/11, os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Metodista Americano realizaram a conferência das pontes do projeto: “The Spaghetti Bridges Project”. O projeto comandado pelos professores de matemática Jean Belline, Miguel Beck e Ricardo Santini e Rosane Larangeira, teve como intuito pôr em prática o que é aprendido durante as aulas, de uma forma mais descontraída, comprovando assim as teorias matemáticas.

Para a construção das pontes foram utilizadas colas do tipo massa e cola quente, além da massa espaguete. O peso da ponte não deveria ultrapassar 900g e a altura não poderia passar de 50cm. Na aula de testes foram apresentadas três pontes que atingiram os objetivos iniciais pedidos pelos professores. Em seguida, elas foram para os testes de carga a fim de saber o peso que suportariam.

Na terça-feira (04/11), foram conferidas três pontes, a ponte número 1 que tinha 530g suportou 5,2kgf, a ponte 2 que pesava 830g, resistiu a 2,5kgf e a última ponte de 645g aguentou 2kgf. Já no segundo dia de atividade, na quinta-feira (20/11), os estudantes apresentaram para a conferência duas pontes, sendo que a primeira, com 330g, suportou 6,3kgf e a segunda que pesava 740g, restistiu a 0,8kgf. Também foram inseridas no trabalho as disciplinas de Português e Inglês atividade funcionou como uma interação, por meio das pontes foi possível resolver equações matemáticas de 1º grau, na disciplina de Português, foi possível ler e saber como proceder a partir de uma instrução e para a disciplina de Inglês apresentar um projeto utilizando a língua inglesa.

Pontes de Espaguete:

Com base em experiências didáticas similares relatadas em várias instituições de ensino do exterior e numa iniciativa no Brasil em competições desta natureza, comum em Universidades, a atividade consiste na análise, projeto, construção e o ensaio destrutivo de uma ponte de macarrão do tipo espaguete, conforme as especificações detalhadas no regulamento da competição. O recorde da competição de 234 kgf, atingido por estudantes de Engenharia Civil da UFRGS.