Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Estudantes do 7º ano realizarão o projeto "The Spaghetti Brigdes"

Estudantes do 7º ano realizarão o projeto "The Spaghetti Brigdes"

por Colégio Metodista Americano — publicado 03/10/2014 07h28, última modificação 17/06/2020 15h30
Elaboradas a partir de espaguete e cola, as pontes serão submetidas a um teste de carga no encerramento da atividade.
O Colégio Metodista Americano organizou uma parceria entre as disciplinas de Matemática e de General Studies. A parceria resultou no trabalho "The Spaghetti Bridges Project", para  todas as turmas de 7º ano.

Idealizado pelo professor de Física, Jean Belline, o trabalho consiste em criar pontes, de acordo com modelos pré-estabelecidos, usando fundamentos de geometria plana, especialmente figuras triangulares e quadriláteras, usando espaguete e cola. Os estudantes dividiram-se em grupos de 5 ou 6 integrantes para esta atividade. Ao final, as pontes serão submetidas a um teste para verificar a carga que cada uma delas suportará.

Para a disciplina de General Studies, após a confecção das pontes de espaguete, os alunos deverão apresentar o trabalho desenvolvido usando a língua inglesa, sendo um dos itenhs de avaliação.

O trabalho de pontes de macarrão é utilizado há mais de uma década, tanto no Brasil quanto no exterior, em nível de ensino básico, superior e na pós-graduação, sendo um excelente meio de contextualizar conceitos de mecânica e matemática.

Para citar exemplos, temos a Universidade John Hopkins (EUA), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), UNIJUI, UNIVATES, entre outras que mantém essa prática com seus respectivos corpos discentes.

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES:

Entrega das regras aos alunos: semana de 22 a 26 de setembro.
Entrega de projetos por parte dos alunos: semana de 29 a setembro a 03 de outubro.
Período de preparação (em casa): de 29 de setembro a 18 outubro.
Período de montagem (no Colégio): de 21 a 25 de outubro.
Período do Teste de carga (final) e doação de alimentos:
T71 e T73: dia 10 de novembro.
T72: dia 11 de novembro.