Estudantes do Americano comemoram o Dia Mundial da Água com passeata
Com o objetivo de alertar a comunidade do bairro Rio Branco para os perigos do desperdício da água, os alunos e alunas das turmas do Nível 4 da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Metodista Americano realizaram uma manifestação no entorno da escola, nesta segunda-feira, 23 de março, às 9h10 e às 14h20.
Os estudantes foram envolvido nos últimos dias com o estudo sobre as formas de economia da água e, durante as aulas, abordaram, através do uso de recortes de jornal e histórias infantis, a falta dela nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo e também no mundo, aprendendo que este é um recurso finito.
Este estudo já faz parte do cotidiano das turmas de 3º ano do EF, onde os recursos hídricos de Porto Alegre são trabalhados durante o ano todo, com visitas ao DMAE e estudos sobre a situação do Guaíba. Para a Supervisora Débora Heineck, os estudos têm uma grande importância na conscientização dos alunos: A atividade foi pensada para chamar a atenção da vizinhança da Escola e para mobilizar as crianças a respeito do uso consciente da água. Sabemos que as crianças, quando se envolvem com o tema, são defensoras da ecologia e responsabilizam seus familiares também. , disse ela.
Ao final da passeata, as crianças ganharam garrafinhas para água, com o objetivo de cuidar de sua saúde e evitar o uso de copos descartáveis; ganharam também, um adesivo de alerta sobre o uso da água, para colarem em casa.
Entre os turnos da manhã e da tarde, a atividade contou com aproximadamente 600 alunos participando da passeata.