Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Estudantes do Americano voltam de intercâmbio no Peru

Estudantes do Americano voltam de intercâmbio no Peru

por Colégio Metodista Americano — publicado 23/11/2010 13h17, última modificação 17/06/2020 15h27
Jovens tiveram vivência real do espanhol, conheceram museus, restaurantes e mercados incas

Fotos: Letícia Martins

Os(As) 10 estudantes do Colégio Metodista Americano que foram ao Peru pelo projeto de intercâmbio “Conociendo América y Americano” desembarcaram em Porto Alegre neste último sábado (20/11). A professora de língua espanhola, Letícia Martins, e Fabiano Gadea, encarregado da Ipatur, acompanharam os(as) alunos(as) na viagem.

Esta foi a segunda etapa do programa, que ocorre em parceria com a Escola América, localizada na cidade de Callao, no Peru. No dia 28 de setembro, o Americano recebeu 12 alunas peruanas, que participam do projeto entre as duas escolas. O programa de intercâmbio tem o objetivo de proporcionar aos(às) estudantes a vivência de uma cultura diferente.

A professora que acompanhou os(as) jovens, Letícia Martins, conta que a viagem foi muito proveitosa e que todos(as) foram bem acolhidos(as), tanto na escola como nas famílias. “Os(As) alunos(as) tiveram a vivência real do idioma, conheceram museus, restaurantes e os mercados incas. A viagem foi uma consolidação de tudo o que foi estudado em sala de aula”, explica. A educadora também relata que os(as) intercambistas gostaram muito da experiência, fizeram vários(as) amigos(as) e se inseriram verdadeiramente na cultura peruana. Sobre as atividades, ela relata que eles assistiam às aulas regulares com a turma e falavam apenas espanhol em sala de aula e com as famílias com as quais se hospedaram. “A despedida foi bem calorosa e teve a presença das famílias, o que gerou emoção de praticamente todos(as) os(as) alunos(as)”, finaliza.

A estudante da 8ª série, Natália Saragioto da Silva, de 14 anos, fez sua primeira viagem sozinha. “Foi ótimo, amei a viagem”, diz. Ela conta que aprendeu mais da cultura e da língua espanhola, criou responsabilidades e a noção de gerenciamento de dinheiro. A intercambista também fala que pretende manter contato com os(as) novos(as) amigos(as) e pensa em voltar ao país para passar férias e visitar a família que a recebeu. “Pensava outra coisa do Peru, acabei me surpreendendo. Adorei a cultura, é bem diferente da nossa e a comida é ótima”, declara.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Bruna Carpenedo