Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Estudantes do Colégio Americano Concorrem a prêmio na 40ª feira de Miniempresas realizada no Shopping Iguatemi

por Colégio Metodista Americano — publicado 01/07/2014 12h42, última modificação 17/06/2020 15h29
Alunos relatam a experiencia e falam sobre a expectativa para a premiação

Durante dois dias alunos de diversas escolas de Porto Alegre puderam mostrar sua maneira de mudar o mundo por meio de projetos sustentáveis na 40ª Feira de Miniempresas do Shopping Iguatemi, dentre essas escolas, estão os alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Metodista Americano.

Em sua quadragésima edição, a Feira convidou os alunos a pensar de uma maneira sustentável, levando em conta o espirito empreendedor dos jovens empresários. Para os alunos, a feira é muito importante, pois possibilita sua aproximação do mercado de trabalho: “lá vemos como funciona a vida empresarial. Nossos advisers nos fazem passar por diversos momentos dentro da mini empresa, desde a idealização do produto até a fabricação, passando por escolha de material, tabela de preços, ações de marketing e controle de RH”, destacam os alunos.

A Recicapa, projeto apresentado pelos alunos, é feita com sobras de pneus velhos, resistentes e recicláveis: “Primeiramente, buscamos câmaras de pneu de moto, carro, caminhão e trator que passam pela primeira lavagem onde é retirada uma parte da sujeira. Logo após, a câmara é cortada e lavada uma segunda vez para a retirada final de sujeira; a seguir passa por um controle de qualidade, peça por peça. No final de cada jornada organizamos cada Recicapa com suas quatro peças e então enviamos para a costureira. Na outra jornada, uma semana depois, recebemos de volta as capinhas e damos o retoque final tirando qualquer imperfeição das bordas. Assim a RECICAPA está pronta para ser vendida”, conta Sofia Gonzales uma das idealizadoras da Recicapa.

Segundo Sofia há muitas dificuldades encontradas ao criar uma miniempresa, mas os estudantes destacam o design do produto como a principal dificuldade: “passamos por diversos protótipos, de diferentes materiais até chegar no resultado que mais representou o conceito de sustentabilidade da RECICAPA”, afirma a jovem.

Quando questionados sobre a expectativa para a premiação os alunos dizem que é grande, “Achamos que nos destacamos no quesito de sustentabilidade e acreditamos que nosso produto é forte candidato pelo conceito, material e design que tanto foi pensado por nós”, afirmam os estudantes.

A equipe composta pelos alunos Alexandre Filho, Bruno Fantin, Carolina Bordin, Gabriel Prisco, Gabriel Fonseca, Isabelle Mocellin, Gabriela Penna, Lucia Molina, Manuela Travi, Marina Nogara, Bruna Tatsch, Maria Rosa Silva, Sofia Gonzalez, Pietro Sartori e Miguel Amaral do 2ª ano do Ensino Médio se surpreenderam com a feira: “na feira expomos nossa criação e vemos de maneira mais completa a aceitação do público, que deixa de ser nossos amigos e familiares e passa a ser pessoas que lá estão para olhar e, se gostarem, comprar”, destacam os jovens empreendedores.

A Feira de Miniempresas que reuniu cerca de 23 escolas da Capital e dezenas de estudantes, ocorreu nos dias 31 de maio e 01 dejunho no Shopping Iguatemi e este ano foi realizada pela Junior Archievement do Rio Grande do Sul – JARS.