Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Estudantes do Colégio Americano participam da 3ª edição do UFRGSMUNDI

Estudantes do Colégio Americano participam da 3ª edição do UFRGSMUNDI

por Colégio Metodista Americano — publicado 29/09/2014 13h20, última modificação 17/06/2020 15h30
Estudantes do ensino médio representaram o Americano na 3ª edição do UFRGS MUNDI, que aconteceu nos dias 20 e 21 (sábado e domingo).

A 3ª edição do UFRGS MUNDI aconteceu nos dias 20 e 21 (sábado e domingo), e o Colégio Metodista Americano foi representado por um grupo de estudantes do ensino médio. O evento regional de Simulação das Nações Unidas é realizado por graduandos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e os  estudantes que representaram o Colégio Americano obtiveram destaque pelo desempenho e conhecimento.

Os estudantes foram organizados em comitês: Conselho de Segurança das Nações Unidas, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Conferência de São Francisco de 1945, Corte Internacional de Justiça, Assembleia Geral das Nações Unidas Histórica 1974, Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, Assembleia Geral da União Africana, Assembleia Geral das Nações Unidas Histórica 1947, Agência de Comunicação e Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos.

Em cada comitê, cada estudante representa o Chefe de Estado de um país, que pode ser o Presidente ou 1° Ministro e lhes é dado um tema para debate. Na Comunidade dos Estados Latino-Americanos (CELAC), por exemplo, os debates foram com o foco na mídia (censura, oligarquias e etc.) e, com simulação de uma reunião da ONU, com a mesa que fazia as mediações, tempo para um ponto ou monção, com devidos protocolos. Os debates eram realizados em cinco sessões. Nos demais comitês a simulação foi a mesma. No final, os grupos apresentaram resoluções para os respectivos problemas.

Também houve a simulação de protestos contra a ditadura e contra a censura. Os protestos gerados pela discussão da regulação e democratização da mídia na América Latina pela Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, clamavam pelo respeito à liberdade de expressão e o fim da censura – principalmente na Venezuela e em Cuba – originaram algumas reações fora do padrão dos representantes dos países atacados.

Ao final, todos os grupos apresentavam resoluções para os respectivos problemas propostos. Os estudantes do Colégio Metodista Americano, se destacaram nas discussões demonstrando muita autonomia e articulação no posicionamento e conhecimento político e econômico do país que representavam.

UFRGSMUNDI

O UFRGSMUNDI é um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que organiza uma Simulação das Nações Unidas (MUN) voltada a alunos secundaristas da rede pública e privada.

É o primeiro modelo das Nações Unidas para secundaristas do Rio Grande do Sul, tendo sido criado em 2012, e estando atualmente na sua terceira edição. Apoiado pela Faculdade de Ciências Econômicas (FCE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é organizado por alunos dos cursos de Relações Internacionais, Direito e Jornalismo desta universidade.