Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Estudantes do Nível 4 da Educação Infantil expõem trabalhos com base no livro "Planeta Caiqueria"

por Colégio Metodista Americano — publicado 05/11/2014 13h57, última modificação 17/06/2020 15h30
A exposição teve intuito de apresentar aos pais um pouco do que é trabalhado em sala de aula

Na tarde da última sexta-feira (31), os estudantes do nível 4 da Educação Infantil do Colégio Metodista Americano, coordenados pelas professoras, Elza Seixas, Bruna Molozzi e Simone Follador apresentaram a exposição “Planeta Caiqueria”.

Baseados no livro de mesmo nome, os estudantes tiveram a oportunidade de mostrar para pais e responsáveis presentes na data, uma das atividades pedagógicas desenvolvidas ao longo trimestre. O livro conta a história de uma estranha criatura vive num Planeta regando frases que viram flores e histórias. Mas por não ter memória, a criatura tranca as suas histórias em caixas. Faz sempre assim, até que um dia algo surpreendente lhe acontece. O autor dedica o livro às criaturas que escrevem, especialmente às que escrevem para as crianças, e às que leem, especialmente às que leem para outras criaturas.

O primeiro contato dos estudantes com o livro foi durante a feira do livro da escola, onde efetuaram a compra e passaram a trabalhar com o “planeta caiqueria”. Após, os pequenos tiveram também a oportunidade de conversar com o autor, essa foi a primeira etapa do projeto pedagógico.

Em um segundo momento, os alunos puderam levar para casa, o “criatura” (nome do ser descrito no livro), brincaram com as palavras e as silabas, levando um pouco do que vivenciam em aula, para casa. Após as primeiras etapas do projeto que deu origem a exposição, os alunos começaram a trabalhar as artes, exploraram o nome do personagem, montaram as silabas, construiram o cenário com cola colorida pintaram o fundo.

A última etapa do projeto pedagógico, foi o trabalho com o puçon. Na ensolarada tarde de sexta-feira, as crianças vivenciaram um momento único, trabalhando lado a lado com os pais, em sala de aula, os pequenos e seus responsáveis encerraram o trabalho. Pulsionando gotas de cola e colando um papel atrás, a turma participou da oficina de puçon.

A atividade terminou as 18h, com encerramento de um dos trabalhos do trimestre.