Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / FAMES retoma atividades acadêmicas na segunda-feira (21/05)

FAMES retoma atividades acadêmicas na segunda-feira (21/05)

por Colégio Metodista Americano — publicado 21/05/2007 12h10, última modificação 17/06/2020 15h21
Laudo que vai explicar as causas do incêndio só deve ser conhecido em 40 dias

As atividades escolares e acadêmicas do Instituto Metodista Centenário (IMC) recomeçam nessa segunda-feira (21/05), nos horários normais, a partir das 7h30. As informações com as salas de aulas e os cursos estarão disponíveis nos murais da instituição para orientação dos(as) alunos(as).

A entrada principal que dá acesso às instalações do IMC, entre o prédio A e B, foi isolada por medidas de segurança. A partir de agora, o trânsito de pessoas será feito pela entrada do ensino fundamental (Rua Dr. Turi 2003). Conforme o Coordenador Geral de Segurança da rede, Jorge Duarte, foi feito o balizamento de toda a obra afetada. “Foram colocados tapumes em pontos estratégicos para não haver risco de acesso ao local”, explica.

No mesmo dia em que ocorreu o incêndio no complexo B do IMC, em 16 de maio, foi realizada a perícia criminal no prédio atingido. A previsão é de que o laudo seja divulgado em um prazo de 30 a 40 dias. Durante a tarde dessa sexta-feira (18/05) outra perícia foi feita pela empresa seguradora para avaliar a parte de equipamentos e estrutura. Decisões referentes ao destino do prédio só serão tomadas após esses laudos.

Após um estudo detalhado sobre espaços disponíveis no prédio A e em demais ambientes do IMC, ficou definido que todas as aulas serão realizadas dentro da instituição. Somente parte das atividades que necessitam de laboratórios de informática acontecerão em dependências externas. Para compensar a falta do antigo laboratório, totalmente destruído pelas chamas, a rede já providenciou a compra de 60 novas máquinas, que devem chegar ao IMC até o dia 1º de junho.

A coordenadora do curso de Sistemas de Informação da Faculdade Metodista de Santa Maria, Thaís Frazzon, esteve reunida, na manhã dessa sexta-feira, com o Diretor do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria, Eduardo Rizzatti. No encontro, foi firmada uma parceria com a UFSM para uso dos laboratórios até a reestruturação da parte tecnológica da FAMES.

Em outra reunião também realizada nessa sexta-feira, a comitiva da Rede Metodista de Educação do Sul, composta pela Diretora Geral Adriana Menelli de Oliveira, pelo Diretor Administrativo Marcelo Sonneborn, pelo Diretor de Unidade do IMC Sander Neves e pelo Presidente do Conselho Diretor Laan Mendes de Barros, recebeu do prefeito Valdeci Oliveira a garantia de que o poder público fará todos os esforços necessários para a recuperação da FAMES.

Adriana Menelli enfatizou o empenho que está sendo feito para a retomada das atividades. “Estamos fragilizados, mas dispostos a reconstruir. A rede metodista no Brasil inteiro está reunindo forças para ajudar nesta reestruturação”, declarou. Num encontro com os(as) professores(as) e funcionários(as) da instituição, a Direção Geral da rede apresentou as ações de continuidade do projeto educacional do IMC e também a reestruturação física dos setores.

Vestibular

Dois caminhões vindos de Porto Alegre trouxeram classes, cadeiras e computadores disponibilizados pela rede. A partir dessa adequação dos espaços e mobiliário foi confirmada a realização do vestibular de inverno da FAMES na data prevista, 17 de junho, das 13 às 17h.

As inscrições podem ser feitas até 16 de junho através do site www.metodistadosul.edu.br. A taxa é de R$ 40,00. A FAMES recebe os(as) candidatos(as) no prédio A do IMC. O resultado está previsto para o dia 18 de junho, a partir das 18h.