Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Feira do Livro do Colégio Americano incentiva a literatura

Feira do Livro do Colégio Americano incentiva a literatura

por Colégio Metodista Americano — publicado 14/07/2009 13h24, última modificação 17/06/2020 15h25
25ª edição do encontro literário homenageia a escritora gaúcha Marô Barbieri

A 25ª Feira do Livro do Colégio Metodista Americano teve início na manhã desta terça-feira (14/07). A abertura ocorreu no Auditório Mary Helen Clark, localizado no prédio A da escola, com a participação de cerca de 150 alunos (as). A programação do evento consiste na realização de oficinas e palestras, para as quais foram convidados oito autores e sete contadores de histórias, além de dez editoras.

A abertura teve a apresentação do Coro Infantil do Colégio Americano. Logo em seguida, a vice-diretora, Perpétua Maria da Silva, e a homenageada da feira, a escritora Marô Barbieri, falaram aos presentes. “A feira do livro incentiva o gosto pela leitura e valorização do conhecimento”, destacou a vice-diretora. “Estou no meio de tudo o que mais gosto”, comentou Marô.

Pela manhã, houve a realização de diversas oficinas. A primeira delas foi com a turma 24M, da 2ª série.  A autora Iria Müller conversou com os (as) alunos (as) sobre o seu livro “Rói -Rói descobre o mundo”. Iria contou às crianças a história do livro e de como teve a idéia de escrevê-lo. “Quando descobri coisas roídas na minha cozinha, pensei que poderia haver um ratinho que estivesse descobrindo o mundo”, disse.

Após o bate papo, as crianças puderam se divertir confeccionando o ratinho Rói-Rói com bexigas.  Os “ratinhos” ficam expostos até o final da feira do livro, no corredor do segundo andar do prédio A, ao lado da sala da turma.

Além de Iria Müller, Gabriela Schaurich encenou para os alunos da 3ª e da 4ª série o conto retirado do livro “Sangue e Areia”, da “Biblioteca da Meia Noite”. “Espero que, com minha apresentação, as crianças sintam uma necessidade descontrolada de ler”, confia a artista. “Deu medo, mas ao mesmo tempo foi muito legal”, confidenciou a aluna da 3ª série Aline Kaiper.

A coordenadora da Educação Infantil, Débora Heineck, explicou que as crianças tiveram uma programação especial antes da feira. “Eles estudaram sobre os livros e a vida dos autores”, contou.

Homenagem

A escritora Marô Barbieri disse que ficou orgulhosa de estar sendo homenageada pela Feira do Livro da escola.”O Americano sempre recebeu muito bem meu trabalho e sempre me apoiou muito”, lembra a autora.

Quanto à feira, Marô afirmou ficar feliz de ver que o espaço é bem aproveitado. “Iniciativas como essas são fundamentais, pois aproximam as crianças dos livros”, garantiu. De acordo com a escritora, o mais importante é fazer com que a criança conheça os livros.  “Ninguém gosta daquilo que não conhece”, ressaltou.

O encontro literário no Colégio Metodista Americano prossegue até quinta-feira (16/07).

Jornalista responsável: Gerson Brisolara
Colaboração e fotos: Rafaela Haygertt