Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Feira do Livro encerra com programação especial

Feira do Livro encerra com programação especial

por Colégio Metodista Americano — publicado 25/06/2007 13h50, última modificação 17/06/2020 15h21
Exibição inédita do curta "A peste de Janice" e bate-papo com Moacyr Scliar marcam último dia da semana literária no Americano

A 23ª Feira do Livro do Colégio Metodista Americano fechou as portas com chave de ouro numa sexta-feira (22/06) repleta de atrações especiais. Logo no início da manhã, os(as) estudantes assistiram à exibição inédita do curta 'A peste de Janice' e tiveram a oportunidade de bater um papo com o diretor do filme, Rafael Figueiredo, e o autor do conto homônimo que inspirou a película, Luis Augusto Fischer. Depois da apresentação, Figueiredo e Fischer explicaram aos(às) presentes um pouco mais sobre suas obras e abriram espaço para perguntas.

O curta foi gravado em 2006, no Americano, e conta com a participação de uma aluna da instituição. A história retrata a questão da descriminação dentro do meio acadêmico. Janice, filha da faxineira de uma escola, é excluída pelas colegas devido a sua posição social. O final da película deixa os(as) espectadores(as) curiosos(as). A única amiga de Janice, que só fala com ela quando está longe das outras meninas, fica sem saber o que fazer quando precisa escolher entre as colegas e a amiga discriminada.

A programação do último dia da feira não acabou por aí. Os(as) alunos(as) das turmas 023, 033, 043 e 044 da educação infantil dançaram e cantaram com o show de Ricardo Freire e Jaime Vaz Brasil, autores do livro 'Pandorga da lua'. Eles cantaram os musicais que vêm junto com o CD do livro e fizeram poesias com a participação das crianças.

Um dos escritores mais aguardados pelos(as) estudantes também animou a tarde de sexta-feira. Moacyr Scliar participou de um bate-papo e falou sobre sua infância, sobre como foi fazer faculdade de medicina e como começou a escrever livros. Scliar é membro da Academia Brasileira de Letras desde 2003 e já lançou 75 obras literárias.

Além da presença de diversos escritores que vieram conversar com os(as) estudantes e autografar seus livros, como Carlos Urbim e Criss Kersting, a semana literária também contou com a participação ativa dos(as) alunos(as), com as performances no Show de Talentos e a apresentação da banda vencedora do Bio in Concert 2006. O esporte também não foi esquecido e a professora Susane Oliveira deu uma aula de fitness para as turmas da 5ª serie, no ginásio João do Prado Flores.

A 23a Feira do Livro foi organizada pela área de Códigos e Linguagens, que abrange as disciplinas de Português, Literatura, Música, Artes Plásticas, Teatro, Educação Física e Língua Estrangeira do Colégio Americano. Por isso, o evento deste ano trouxe uma novidade, além da literatura, as artes plásticas e a música ganharam destaque. O escritor Fabrício Carpinejar, o artista Vitório Gheno e o baterista e professor de música do Americano e da Escola de Música Léo Schneider do Centro Universitário Metodista IPA, Ricardo Arenhaldt, foram os homenageados da jornada.