Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Festa Junina aquece manhã de inverno do Colégio Americano

Festa Junina aquece manhã de inverno do Colégio Americano

por Colégio Metodista Americano — publicado 25/06/2007 10h43, última modificação 17/06/2020 15h21
Alunos(as) da educação infantil até a 5ª série apresentaram danças gauchescas vestidos a caráter

A Festa Junina do Colégio Metodista Americano nem precisou de fogueira para aquecer a gélida manhã dessa segunda-feira (25/06). Os(as) alunos(as) da educação infantil até a 5ª série enfrentaram um frio de nove graus centígrados pilchados de peões e prendas e realizaram apresentações de danças tradicionalistas gauchescas nas quadras externas de futebol, ao lado do prédio F.

Cada série estava encarregada de fazer uma apresentação típica do folclore gaúcho. As danças escolhidas foram o Chamamé, o fandango, o balaio e o chimarrita baião. A 1ª série, do aluno Gustavo Albuquerque, dançou o Pula Fogueira, observada pelos olhos fascinados da mãe Solange Albuquerque. “A festa esta linda, e a participação das crianças é fabulosa”, contou enquanto eternizava tudo na sua filmadora.

Como prometido pela coordenadora da educação infantil e séries iniciais, professora Débora Heineck, a festa junina foi baseada na cultura rio-grandense, ao contrário da caipira como geralmente é comemorado este tipo de festividade. A cerimônia foi embalada por músicas tradicionalistas como “Céu, sol, sul, terra e cor” e “Canto Alegretense”, além do hino do Estado. As professoras da 1ª série, Soraia Gonçalves e Rafaela Klingelfus, participaram vestidas de prenda para incentivar os(as) pequenos(as).

A festa junina encerrou com lanche coletivo, providenciado pelos(as) alunos(as), com rapaduras, pipoca, bolo e pé-de-moleque, tradicionais guloseimas juninas. Como todas boa festa de criança não faltaram negrinhos, balas de goma e refrigerante. Empolgado com a farra, o aluno da 4ª série, Pedro Ferrari, 10 anos, comentou sua impressão sobre a festa. “Muito bala (legal), é a festa junina mais animada e mais legal que eu já fiz”.

Para os(as) estudantes a partir da 6ª série do fundamental ao ensino médio, a festa será julina, realizada em 7 de julho. Nesta data, ocorrerão as tradicionais brincadeiras, como pescaria e barraca do beijo, entre outras. A Festa Julina é organizada pelo Grêmio Estudantil Rui Barbosa (GERB), e os(as) alunos(as) que participam da Festa Junina também são convidados(as).