Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Festa Junina comemora tradição gauchesca

Festa Junina comemora tradição gauchesca

por Colégio Metodista Americano — publicado 24/06/2007 06h42, última modificação 17/06/2020 15h21
Estudantes da educação infantil à 5ª série do fundamental do Americano apresetam danças típicas na próxima segunda-feira (25/06)

A próxima segunda-feira (25/06) vai ter gosto de rapadura e pé-de-moleque para os(as) alunos(as) entre a educação infantil e a 5ª série do Colégio Metodista Americano. A escola promove a Festa Junina com foco na integração dos(as) estudantes. A celebração acontece pela manhã, a partir das 10h15, e pela tarde, a partir das 14h30, nas quadras de futebol externas ao lado do prédio F (Rua Lauro de Oliveira, 71). Em caso de chuva, as festividades serão realizadas no interior dos prédios A e F. Mesmo voltada para os(as) jovens, os familiares que quiserem conferir as brincadeiras e registrar os momentos descontraídos podem comparecer.

O Americano incentiva os(as) alunos(as) a virem para a festa pilchados de peão e prenda para comemorar a tradição local. “O colégio realiza a Festa Junina como divulgação do folclore rio-grandense, diferente de outros locais onde as comemorações envolvem o folclore caipira”, comenta a professora Débora Heineck.

Durante a festa, os(as) estudantes fazem apresentações de danças típicas da tradição gauchesca como 'chimarrita' 'baião' e 'balaio'. Lanches com comidas características trazidas pelos(as) jovens como bolos, pipoca e amendoins também fazem parte da programação.

Para os(as) alunos(as) a partir da 6ª série do fundamental ao ensino médio, a festa será julina, realizada em 7 de julho. Nesta data, ocorrerão as tradicionais brincadeiras de São João como pescaria e barraca do beijo, entre outras. A Festa Julina é organizada pelo Grêmio Estudantil Rui Barbosa (GERB), e os(as) alunos(as) que participam da Festa Junina também são convidados(as).

A festa de São João é uma comemoração brasileira de origem européia. No Brasil, a comemoração é típica da região Nordeste e em razão da época propícia para a colheita do milho, as comidas feitas deste cereal integram a tradição, como a canjica e a pamonha. Entretanto, estas festividades são realizadas em todas as regiões do Brasil e representam uma das mais expressivas manifestações culturais do povo, como poderá ser visto na próxima segunda-feira no colégio Americano.