I Feira das Profissões da Rede Metodista reúne alunos(as) do Americano e docentes do IPA
Em meio a aparelhos de ginástica, microscópios, refletores e até mesas de som, cerca de 30 estudantes das turmas 301 e 302 do Colégio Metodista Americano participaram, na manhã dessa terça-feira (14/08), da I Feira das profissões da Rede Metodista de Educação do Sul. Mais de 20 cursos do Centro Universitário Metodista IPA como Direito, Pedagogia, Engenharia, Moda, Fisioterapia e Contábeis estavam representados em estandes montados no ginásio do Campus Central.
A visita permitiu aos(às) estudantes conhecerem as graduações que o IPA oferece, como é o funcionamento de cada curso e o mercado de trabalho. Através de um passeio guiado pela IPATUR, agência-escola de turismo da instituição, os(as) jovens conheceram os laboratórios de fotografia, rádio, educação física, farmácia, biomedicina, anatomia e administração, entre outros. No laboratório de terapia ocupacional os(as) alunos(as) participaram de uma atividade de vivência e usando máscaras experimentaram como é o dia-a-dia de uma pessoa cega.
Na exposição de estandes, trabalhos desenvolvidos pelos(as) acadêmicos(as) e até conversas com profissionais esclareceram aos(às) futuros(as) vestibulandos(as) no que consiste cada campo de trabalho. O curso de Turismo trouxe o aluno e despachante de vôo Pedro Comeroski para falar da experiência em uma companhia aérea. A comunicação apresentou anúncios, jornais e revistas produzidos em aula. A Publicidade e o Jornalismo ainda exibiram peças de áudio e vídeo no Auditório da Biblioteca 24h Horas.
As boas-vindas aos(às) visitantes ficaram por conta da coordenadora das graduações do IPA, Simone Machado, da coordenadora das series finais do ensino fundamental e do ensino médio, Ângela Luhring, e da oficina de eventos.
A participação na Feira das Profissões é uma das etapas do projeto Formação de Identidade, que orienta os(as) jovens sobre o mercado de trabalho e na escolha de que carreira seguir. O programa é coordenado pela psicóloga e professora do IPA Cristina Valentini e trabalha com a modalidade clínica. Dessa forma, a escola pensa junto com o(a) aluno(a) que tipo de vida ele(a) deseja levar e demonstra quais são suas habilidades. A aluna Katiucia Pedroso, 17 anos, acredita que a maneira do Americano em preparar os(as) alunos(as) tem mais resultado do que o usual teste vocacional. Acho que este método é bem psicológico e tira as duvidas nos proporcionando uma noção maior do que vai ser o curso superior, comenta.
Provas de simulado nas mesmas datas do vestibular do IPA, entrevistas sobre as condições de vida em que os(as) estudantes se encaixam melhor e testes de aptidão são as outras etapas do projeto. Para o professor do curso de Administração, Elvisnei Camargo, a iniciativa do IPA em incentivar os(as) futuros acadêmicos(as) que já fazem parte da filosofia metodista a cursarem as graduações na instituição é excelente. É uma grande oportunidade para que os(as) alunos(as) conheçam a qualidade dos cursos que são oferecidos no IPA, garante.
A Rede Metodista estuda ampliar a Feira das Profissões. A idéia é que para o próximo semestre a instituição realize visitas abertas ao público, para que outras escolas participem e tenham conhecimento da qualidade da estrutura oferecida pela instituição.
Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração e fotos: Alexandre Paz