Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Iniciação Científica do Colégio Americano foca atividades em energias alternativas

por Colégio Metodista Americano — publicado 10/06/2008 15h27, última modificação 17/06/2020 15h23
Grupo de alunos e professor José Ramiro realizam projeto de painel feito com materiais recicláveis que aproveitam a luz solar para o aquecimento de água

É nas crianças que reside o futuro, e esse tempo só chegará com a preservação ambiental. Baseada nesta visão, a direção do Colégio Metodista Americano desenvolve atividades de Iniciação Científica focadas no desenvolvimento sustentável e ecologicamente correto.

O principal projeto de 2008 é a criação de um aquecedor solar. O trabalho consiste em um painel feito com materiais recicláveis, como caixas tetra pak e garrafas pet. O objetivo é aproveitar a energia solar no aquecimento de água, que hoje é feito por aquecimento elétrico na maioria das residências. “No ano passado criamos a maquete de uma casa totalmente iluminada e abastecida por energia solar. Este ano pretendemos explorar melhor esta tecnologia”, explica o coordenador do projeto, professor José Ramiro.

O projeto traz também palestras com nomes consagrados na área. Para este ano, o vencedor do prêmio Super Ecologia de 2004, José Alcino Alano, é um dos convidados. Criador do Aquecedor Solar Composto de Embalagens Descartáveis, o cientista espera uma brecha na agenda para confirmar presença na instituição.
Para participar da Iniciação Científica o(a) aluno(a) precisa comparecer no início do ano letivo na secretaria da escola e se inscrever. Os encontros acontecem duas vezes por semana em tarefas, com duração de 1h e meia por dia, na sala C100 da escola.

Jornalista responsável: Fernando Antunes
Colaboração: Alexandre Paz