Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / IPADs inovam as aulas do 1º ano do Ensino Fundamental

IPADs inovam as aulas do 1º ano do Ensino Fundamental

por Colégio Metodista Americano — publicado 12/09/2014 07h38, última modificação 17/06/2020 15h30
Tecnologia está sendo usada para auxiliar no processo de alfabetização dos estudantes

O projeto “Ciranda da Leitura” do 1º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Metodista Americano, tem como objetivo principal a alfabetização. No projeto, duas vezes na semana o aluno escolhe um livro em sala, leva-o para casa, com a família faz a leitura e, registra o que mais lhe interessa na história, expressando seus sentimentos e emoções por meio de artes e escrita.

A professora Márcia Franceschini conta que durante um treinamento feito no ano passado, sobre IPADs, surgiu a ideia de ultilizá-lo para auxiliar no processo de alfabetização. Nas atividades desenvolvidas no Nearpod pelas professoras, Márcia Franceschini, Moiara Garin, Rosele Schotkis e Simone Lopes foram acrescentados desafios baseados nos livros trabalhados durante o ano, como: “A foca famosa”, o “O Peru de peruca”, o “O menino e o muro”, o “Barulho fantasma” e  o “O caracol Viajante”, da autora Sonia Junqueira. Além de incentivar a leitura, os desafios virtuais desenvolvidos, foram importantes para que as crianças trabalhassem também a interpretação dos textos.

Para a professora Márcia Franceschini, os aplicativos auxiliam no trabalho que já é feito em sala de aula, pois são dinâmicos, fazendo com que as crianças interajam, questionem e expressem suas dúvidas e opiniões: “É uma ferramenta a mais e já recebemos a resposta dos estudantes de imediato”, afirma Márcia.