Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Lauren Goulart vence Campeonatos Brasileiro e Estadual de natação

Lauren Goulart vence Campeonatos Brasileiro e Estadual de natação

por Colégio Metodista Americano — publicado 28/11/2007 10h21, última modificação 17/06/2020 15h23
Aluna do Americano conquista cinco medalhas de ouro e troféu de melhor índice técnico nas competições disputadas em Brasília e em Porto Alegre

Os(As) alunos(as) do Colégio Metodista Americano conquistam cada vez mais espaço no cenário esportivo. Prova disso é a estudante da 7ª série, Lauren Goulart, 13 anos, que venceu dois campeonatos de natação em novembro, num total de cinco vitórias em competições nacionais, regionais e estaduais em 2007.

Disputado entre os dias 15 e 18 de novembro, em Brasília, o Campeonato Brasileiro Infantil de Natação (Troféu Maurício Bekenn) contou com 590 nadadores(as) de 127 clubes e rendeu a Lauren cinco medalhas de ouro, com 100% de aproveitamento nas provas individuais. As medalhas vieram nos 50, 100 e 200 metros livres, nos revezamentos 4x100 e 4x50 metros livres. Na prova dos 100 metros livres, a nadadora estabeleceu o novo recorde gaúcho, com o tempo de 1 minuto, 01 segundo e 53 milésimos. Além disso, Lauren recebeu o troféu de Melhor Índice Técnico da competição.

Já no Campeonato Estadual de Verão, a jovem levou medalha de ouro nos 100, 200 e 400 metros livres, nos revezamentos 4X100 livres e 4X100 metros medley, e prata nos 100 metros borboleta. Ela conquistou também o troféu de Melhor Índice Técnico da competição. A disputa reuniu 281 competidores(as) de 12 entidades, e foi realizada nos dias 23 e 24 de novembro, no Grêmio Náutico União (GNU), em Porto Alegre.

O ano de 2007 foi literalmente dourado para a menina prodígio. Em julho, Lauren conquistou o Campeonato Sul Brasileiro de Natação Infanto-juvenil, disputado na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), em Florianópolis. No mesmo período, no Campeonato Estadual de Inverno, a nadadora foi imbatível, caiu sete vezes na piscina e de todas as disputas voltou com o ouro. As medalhas vieram nos 50, 100, 200, 400 e 800 metros livres, além de conquistar o ouro nos revezamentos 4x100 livres e 4x100 medley. No âmbito nacional, ela venceu o 24º Campeonato Brasileiro Infantil de Natação, realizado no Clube Fluminense do Rio de Janeiro, no final de junho.
As seguidas conquistas da natação não rendem apenas medalhas para a jovem. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) concedeu à estudante a pré-convocação para a olimpíada de 2012, uma espécie de honra ao mérito para atletas que demonstram ser futuros potenciais do esporte. Apesar de não garantir a vaga nas olimpíadas, Lauren vê a homenagem como um incentivo para buscar a classificação para os jogos de Londres. “Meu maior sonho é disputar as olimpíadas, se possível já em 2012”, revela a garota que chega a nadar 11 mil metros e fazer cinco horas de exercícios diários entre os treinos do Americano e do GNU.

Segundo o professor de Educação Física do Americano, Ramão Paz, Lauren é, sem nenhum exagero, “uma das mais promissoras atletas de natação do país”. Antes de ser promovida para a categoria infantil, ela competia como Petiz dois e detinha o melhor tempo do Brasil. A vitória em diversos campeonatos estaduais, no torneio Sul Brasileiro de 2006 e o troféu de Aniversário do Minas Tênis Clube, onde foram convidados(as) só os(as) melhores de cada modalidade no país, também fazem parte do seu histórico esportivo.

A natação está no sangue da família Goulart. João Pedro, 15 anos, irmão de Lauren e aluno do 1º ano do Americano, também apresenta o perfil de vencedor. O garoto subiu ao podium no Campeonato do Estadual de Verão com quatro medalhas de ouro, nos 50, 100 e 200 metros peito e no revezamento 4X100 Medley. João embarca nesta quarta-feira (28/11), para Fortaleza, onde participa do XVI Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação (Troféu Carlos Campos Sobrinho).

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Alexandre Paz