Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Passeata de “Reconciliação e Paz” reúne cerca de 400 crianças no Bairro Rio Branco

por Colégio Metodista Americano — publicado 22/06/2009 21h09, última modificação 17/06/2020 15h25
Estudantes do Colégio União, de Uruguaiana, e da Escola Estadual Roque Callage participaram do 18º Congresso Infantil do Colégio Americano

Cerca de 400 estudantes de Porto Alegre e Uruguaiana movimentaram as ruas do bairro Rio Brancon quarta-feira (24/06), em prol da Reconciliação e Paz entre homens e povos do mundo inteiro. A Passeata pela Paz encerrou o 18° Congresso Infantil, promovido pelo Colégio Metodista Americano, e recebeu alunos do Colégio Metodista União, de Uruguaiana, e da Escola Roque Callage, da Capital, para o percurso realizado do prédio A do Americano (Rua Álvaro Alvim, s/n) até a Igreja Wesley (Rua São Vicente, 180). A caminhada ocorreu em dois horários, pela manhã e pela tarde.

Crianças da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental confeccionaram cartazes, faixas, pombas brancas, pompons e mãos com dizeres de paz, amor, solidariedade e reconciliação. “A paz é importante e encontramos no coração e em nossas casa”, destaca Ana Laura, de 5 anos, aluna do Nível 4 do Americano. Para o aluno do Nível 3, Enrico Culau, “a reconciliação e a paz são importantes,para que não aconteçam coisas ruins e porque a paz cuida das pessoas”.

De acordo com vice-diretora do Americano, Perpétua Maria da Silva, o objetivo é desenvolver o sentimento de reconciliação e paz nos alunos na busca d e mundo melhor e mais saudável. “Além disso, a atividade é importante para mostrarmos à comunidade nosso trabalho e nossos valores”, avalia a coordenadora da Educação Infantil e Séries Iniciais, Ilza Maria Cecon.

Os(As) alunos(as) aprovaram a ideia. “Tudo foi muito legal, aprendemos coisas interessantes como respeitar as diferença e a valorizar a paz”, afirma Teodora Soares, da 3ª série do União. “Nós esperamos muito pela passeata”, conta a aluna Fabiana de Almeida, da 4ª série do Americano. Os(As) estudantes da Escola Roque Callage também elogiaram a atividade. “Foi muito legal, adorei”, diz Ana Giulia Ribeiro, da 3ª série .

Ao chegarem na Igreja Wesley, os(as) estudantes assistiram ao culto de encerramento com canções sobre amor e paz. “Estamos aqui para agradecer não só a vida de vocês, mas também a oportunidade de podermos participar desse Congresso. Vocês são os(as) adultos(as) de amanhã e é bonito ver que já estão plantando uma sementinha do bem”, iniciou o pastor Paulo Francisco Chaves.

O primeiro dia do Congresso Infantil reuniu as crianças para apresentações de teatro e música com o tema do evento: Reconciliação e Paz. “Eu chorei a apresentação inteira, foi realmente muito bonito. Pudemos perceber o empenho das professoras e dos alunos”, elogiou Ivana Keiper, mãe da aluna Aline Keiper, da 3ª série.

A programação também contou com oficinas como como montagem de brinquedos com garrafas PET e construção do monumento a paz, que ficará exposto no prédio A do Americano até o final da semana.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração e fotos: Rafaela Haygertt e Gustavo Nunes