Passeata de Reconciliação e Paz reúne cerca de 400 crianças no Bairro Rio Branco
Cerca de 400 estudantes de Porto Alegre e Uruguaiana movimentaram as ruas do bairro Rio Brancon quarta-feira (24/06), em prol da Reconciliação e Paz entre homens e povos do mundo inteiro. A Passeata pela Paz encerrou o 18° Congresso Infantil, promovido pelo Colégio Metodista Americano, e recebeu alunos do Colégio Metodista União, de Uruguaiana, e da Escola Roque Callage, da Capital, para o percurso realizado do prédio A do Americano (Rua Álvaro Alvim, s/n) até a Igreja Wesley (Rua São Vicente, 180). A caminhada ocorreu em dois horários, pela manhã e pela tarde.
Crianças da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental confeccionaram cartazes, faixas, pombas brancas, pompons e mãos com dizeres de paz, amor, solidariedade e reconciliação. A paz é importante e encontramos no coração e em nossas casa, destaca Ana Laura, de 5 anos, aluna do Nível 4 do Americano. Para o aluno do Nível 3, Enrico Culau, a reconciliação e a paz são importantes,para que não aconteçam coisas ruins e porque a paz cuida das pessoas.
De acordo com vice-diretora do Americano, Perpétua Maria da Silva, o objetivo é desenvolver o sentimento de reconciliação e paz nos alunos na busca d e mundo melhor e mais saudável. Além disso, a atividade é importante para mostrarmos à comunidade nosso trabalho e nossos valores, avalia a coordenadora da Educação Infantil e Séries Iniciais, Ilza Maria Cecon.
Os(As) alunos(as) aprovaram a ideia. Tudo foi muito legal, aprendemos coisas interessantes como respeitar as diferença e a valorizar a paz, afirma Teodora Soares, da 3ª série do União. Nós esperamos muito pela passeata, conta a aluna Fabiana de Almeida, da 4ª série do Americano. Os(As) estudantes da Escola Roque Callage também elogiaram a atividade. Foi muito legal, adorei, diz Ana Giulia Ribeiro, da 3ª série .
Ao chegarem na Igreja Wesley, os(as) estudantes assistiram ao culto de encerramento com canções sobre amor e paz. Estamos aqui para agradecer não só a vida de vocês, mas também a oportunidade de podermos participar desse Congresso. Vocês são os(as) adultos(as) de amanhã e é bonito ver que já estão plantando uma sementinha do bem, iniciou o pastor Paulo Francisco Chaves.
O primeiro dia do Congresso Infantil reuniu as crianças para apresentações de teatro e música com o tema do evento: Reconciliação e Paz. Eu chorei a apresentação inteira, foi realmente muito bonito. Pudemos perceber o empenho das professoras e dos alunos, elogiou Ivana Keiper, mãe da aluna Aline Keiper, da 3ª série.
A programação também contou com oficinas como como montagem de brinquedos com garrafas PET e construção do monumento a paz, que ficará exposto no prédio A do Americano até o final da semana.
Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração e fotos: Rafaela Haygertt e Gustavo Nunes