Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Passeata pelos direitos das crianças reúne cerca de 600 alunos(as) no Americano

Passeata pelos direitos das crianças reúne cerca de 600 alunos(as) no Americano

por Colégio Metodista Americano — publicado 11/07/2008 05h15, última modificação 17/06/2020 15h24
Ação fez parte do 17º Congresso Infantil, que possibilitou a interação de estudantes dos colégios da Rede Metodista e de escolas públicas da Capital

Sou criança e quero ter motivos para dormir tranqüilo/ sonhar e acordar/ sentir que a vida é uma brincadeira. Estes são os primeiros versos do hino do Congresso Infantil: Criança Vida, que teve sua 17º edição encerrada nessa quinta-feira (10/07), com a passeata pelos direitos das crianças. A caminhada reuniu cerca de 600 estudantes. Com o tema “Colcha de Retalhos – Costurando Afetos” o evento proporcionou interação entre alunos(as) dos Colégios da Rede Metodista e de escolas públicas de Porto Alegre.

A professora da 4ª série do Centenário, Cleuza Bonaldo, que integra o evento pela segunda vez, contou que o congresso é importante, pois desperta os(as) pequenos(as) para ações pensadas sobre bondade e fraternidade. “Esse trabalho de reflexão com as crianças faz com que plantemos uma sementinha, na qual nascerá uma árvore com frutos, como sabedoria e benevolência, ou seja, adultos conscientes de seu papel na sociedade”.

Para Maria Fernandes, professora da 4ª série do Instituto de Educação Rio Branco, esse tipo de atividade é importante, “pois é assim que as crianças tomam consciência dos direitos que elas têm desde pequenas”. Pensamento semelhante tem a empresária Sheila Andrade, mãe do estudante da 3ª série do Colégio Metodista União, Thiago Andrade, de oito anos. Ela diz que as crianças ficam fascinadas com o Congresso e que, por isso, considera fundamental trabalhos como este. “Nesses encontros eles dão continuidade aos estudos e desde pequenos passam a lutar por seus direitos sempre com respeito pelo próximo”.

As alunas da 4ª série do Colégio Metodista Americano, Júlia Martins e Julia Machado, revelam que adoraram as atividades do Congresso Infantil. “Já fizemos a passeata em outros anos, é sempre muito legal”, diz Martins. Nas atividades realizadas na quarta-feira (09/07), no Auditório Elizabeth Lee, as meninas gostaram mais das apresentações de dança “Ser Diferente”, “Senhor da Guerra” e “Herdeiros do futuro”, realizadas pelos(as) alunos(as) da 4ª série.

Parceria entre escolas

O tema deste ano surgiu a partir de uma parceria entre diversas escolas infantis de Porto Alegre. Para simbolizar os objetivos da campanha, as crianças da Educação Infantil e Séries Iniciais do Americano foram convidadas a fazer, junto com seus familiares, pinturas, bordados e outros enfeites em retalhos de tamanhos diferenciados. As criações deram origem a diversas colchas que serão doadas para instituições assistenciais.

Realizado pela Rede Metodista de Educação do Sul desde 1992 para comemorar o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Congresso Infantil tem por objetivo promover a reflexão entre alunos(as) de 1ª a 4ª série sobre os problemas da sociedade. De acordo com a supervisora pedagógica da educação infantil e séries iniciais do Colégio Americano, Débora Heineck, o encontro permite aos(às) alunos(as) a percepção de diferentes questões sociais. “É uma oportunidade para as crianças desenvolverem uma visão política sobre os mais variados temas”, salienta.

Além do Americano, participaram do encontro os colégios metodistas Centenário e União, as escolas estaduais Roque Callage e Rio Branco, a Escola Infantil Espaço Criança, e a Sociedade Metodista de Apoio à Infância (SOMAI).

Jornalista responsável: Gerson Brisolara
Colaboração: Alexandre Paz e Gabriela Marrielle