Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / “Prato Limpo, Desperdício Zero”, projeto do Colégio Americano visa diminuir o descarte de alimentos

por Colégio Metodista Americano — publicado 21/08/2015 08h56, última modificação 17/06/2020 15h32

O Projeto “Prato Limpo, Desperdício Zero” desenvolvido pela nutricionista do Tempo Integral, Karoline Basquerote, tem como objetivo diminuir o descarte de alimentos pelos estudantes da escola. A grande quantidade de alimentos jogados fora alertou Karoline, que passou a fiscalizar a hora do almoço, constatando a perda de 11,618Kg de alimentos apenas na primeira semana de observação.

Baseada nessas informações, Karoline constatou que o desperdício era influenciado por diversos fatores, como o exagero na quantidade servida, as conversas paralelas e duradouras, permitindo que a comida esfriasse e como consequência os alunos perdessem a vontade de comer e até mesmo a falta de conhecimento sobre o destino do alimento que sobra. “Esse foi um ponto bem importante que pude perceber, pois os alunos serviam muita comida e acabavam não conseguindo comer tudo. O mais interessante é que isso acontecia exatamente nos dias em que os cardápios eram os preferidos por eles - serviam demais e não conseguiam comer.”, ressaltou a Karoline.

Com base nas diversas constatações surgiu o projeto “Prato Limpo, Desperdício Zero” que buscou conscientizar os alunos quanto ao desperdício alimentos, “Passamos a colocar diariamente um prato por turma chamado de "prato do desperdício". Cada estudante deveria colocar ali o que sobrasse em seu prato, e no final do almoço, a turma levava seu prato para uma mesa específica onde ficavam todos os pratos do desperdício.”, relatouBasquerote.

O programa foi aplicado junto a todas as turmas de Tempo Integral, que tem estudantes de 2 a 14 anos, “Todos os dias os pratos eram pesados individualmente (por turma) e depois juntávamos todos para ver o resultado final de todos os grupos. Esse valor final era dividido por 220g (valor médio de um prato para alimentar uma criança) e com isso tínhamos a quantidade aproximada de crianças que poderiam ser alimentadas com o que foi desperdiçado naquele dia.”, explica Karoline

Com intuito de reforçar o projeto e incentivando os alunos a disseminarem o aprendizado fora do ambiente escolar, a nutricionista passou a ministrar palestras nas turmas, sobre o reaproveitamento de alimentos. “No início os alunos queriam fazer uma disputa entre as turmas, de quem desperdiçava menos, então explicamos que não era esse o objetivo e sim a conscientização. Passamos a realizar oficinas culinárias de reaproveitamento de alimentos com todas as turmas como forma de premiar a dedicação e engajamento de todos.”, relatou Karoline.

Em seguida, começou a ser feito um trabalho paralelo com o auxílio da equipe de monitores do Tempo Integral e o apoio da Equipe Diretiva, da encarregada pelo Integral, Jane, das professoras Milena e Cristiane, que orientavam os alunos a servir-se corretamente.

Com o projeto, o Colégio Americano conseguiu, em três semanas, reduzir consideravelmente a quantidade de alimentos descartados: “Já estamos entrando no quarto mês de controle e reduzimos bastante a quantidade de comida desperdiçada, passamos de 37.471 kg do primeiro mês para 9.306 kg no segundo e 3.404 kg no terceiro. Fico orgulhosa ao ouvir um aluno aconselhando o outro quando vê que o colega diz que não quer mais e vai colocar no prato do desperdício. Entre eles, se ajudam, se orientam e isso acontece mesmo entre as crianças de 3 aninhos.”, completou Karoline.

Para a profissional o assunto é de grande importância e deve ser abordado no ambiente escolar: “A escola, a meu ver, é o lugar ideal para trabalharmos isso, pois é o ambiente propício para a educação alimentar e também de hábitos. Hoje no Brasil nós vivemos duas situações: a fome e o desperdício. Produzimos 140 milhões de toneladas de alimentos por ano, e destes, 14 milhões de toneladas viram lixo, batendo recordes mundiais de desperdício, enquanto 10% da população passa fome”, concluiu.

“A meta hoje é manter o mínimo possível de desperdício, e se conseguirmos zerar, será maravilhoso”, destacou. O Colégio Americano recebe semestralmente novos alunos, o que torna a continuidade do projeto necessária.

Colaboração: Graziella Silva