Pré-história inspira alunos(as) do ensino básico
Os(As) alunos(as) da turma 033 do ensino básico do Colégio Metodista Americano tiveram uma manhã diferente nesta última terça-feira (12/06). Os(As) pequenos foram apresentados à arte rupestre pelo técnico do Laboratório de Geologia e Paleontologia do Centro Universitário Metodista IPA, Fabrício Deiques.
Na sala B001, localizada embaixo da capela da escola, Fabrício iluminava com uma lanterna as imagens rupestres e explicava o significado de cada detalhe. Pedro pinta pedra foi o nome dado ao homem das cavernas fictício, criado para ajudar as crianças a compreenderem a história da mais antiga representação pictórica conhecida.
Os(As) estudantes colocaram em prática o que aprenderam, realizaram pinturas em papel e em pedras utilizando carvão, exatamente como na pré-história. O complemento de aprendizagem com certeza é muito importante para as crianças. Elas estavam super ansiosas porque não sabiam que material usariam na atividade. Foi muito interessante a reação delas, que prestaram atenção e participaram da história que Fabrício contou, comentou a professora da turma, Rejane Eltz.
A arte rupestre é o nome que se dá às pinturas gravadas em cavernas, paredes e tetos rochosos e superfícies rochosas ao ar livre, datando de épocas pré-históricas. A iniciativa tem como objetivo a integração entre o museu de ciências da Rede Metodista de Educação do Sul, o Laboratório de Geologia e Paleontologia e o Colégio Americano. A proposta é estender as atividades para outras turmas.