Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Premiação do Oscarito acontece no dia 20 de novembro

Premiação do Oscarito acontece no dia 20 de novembro

por Colégio Metodista Americano — publicado 09/11/2009 13h23, última modificação 17/06/2020 15h26
Jornalista Juremir Machado da Silva será jurado no Festival de curtas do Colégio Americano

O projeto Oscarito, em que os(as) estudantes do 8° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio do Colégio Metodista Americano produzem curtas metragens, recebe trabalhos até o dia 13 de novembro. Os(As)  interessados(as) em participar do evento podem entrar em contato com a professora Suzana Muniz, organizadora do Festival.

A premiação dos trabalhos vencedores da mostra, que chega à 11ª edição, acontece no dia 20 de novembro, a partir das 19h. No evento, serão conhecidos(as) os(as) vencedores da competição. Os(as) alunos(as) irão competir em diversas categorias, como Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Diretor(a), Melhor Ficção, Melhor Roteiro e Melhor Documentário.

Já estão sendo feitas palestras e oficinas para que os(as) alunos(as)  tenham um maior conhecimento técnico na hora da produção.  O professor Militão Ricardo, docente dos cursos de Comunicação do Centro Universitário Metodista, do IPA, junto com o professor Eduardo Wannmachaer, ofereceram oficinas na quinta-feira (29/10) sobre cinema para os(as) participantes do projeto. “A edição deste ano está repleta de novidades”, garante Suzana Muniz, professora da disciplina de história do Americano e organizadora do projeto. “Teremos apresentação de videoclipes feitos pelos alunos do 5º ano e a presença no júri do jornalista e historiador Juremir Machado da Silva” diz a docente.

O Oscarito está na 11ª edição e é organizado pela área de ciências humanas do Colégio Americano.

Edição 2009 deve superar anterior

Na tarde de sexta-feira (30/10), na Sala C 101, do Colégio Metodista Americano, aconteceu a apresentação de oito curtas-metragens que concorreram ao Oscarito 2008, além da exibição das películas produzidas por diretores renomados, em que a escola foi utilizada como cenário.

Vida na rua (Melhor Documentário); Travesseiro de penas (Melhor Ficção);  Sou pai. E agora?; Cotas nas universidades; É ele!; Conflito no Timor Leste; Desigualdade social nas escolas públicas e privadas e um 'movie maker' composto por dados sobre trabalho infantil foram as atrações do encontro. A exibição contou com a presença do aluno Gabriel Oliveira, da 8ª série do Ensino Fundamental e diretor do filme Tribos, que irá concorrer ao Oscarito 2009, como melhor documentário. “Nossa expectativa não é ganhar prêmio, mas mostrar nosso trabalho e quebrar preconceitos”, enfatiza.

Além do documentário de Gabriel, disputam a categoria temas como homossexualidade e histórias de ficção. Foram apresentados também as películas patrocinadas pelo Curtas Petrobrás, Pequenos tormentos, dirigido por Gustavo Spolidoro e A Peste de Janice, dirigida por Rafael Figueiredo, pai da aluna Mariana Figueiredo, da 8ª série do Americano. Os curtas-metragens utilizaram as dependências do Colégio Americano como cenário para a produção cinematográfica.

Jornalista responsável: Gerson Brisolara
Colaboração: Rafaela Haygertt e Gustavo Nunes