Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Preocupação com meio ambiente, diversão e nascimento de peixes marcam Mostra de Ciências

por Colégio Metodista Americano — publicado 16/10/2008 12h23, última modificação 17/06/2020 15h24
Atividade integra celebração do aniversário de 123 anos do Americano e reuniu cerca de 150 trabalhos de estudantes

Uma explosão feita de refrigerante com drops, um eletrodoméstico que funciona com energia solar e moinhos de energia eólica. Num ambiente de alegria e diversão, os(as) alunos(as) da 5ª série ao Ensino Médio do Colégio Metodista Americano apresentaram cerca de 150 trabalhos na Mostra de Ciências Matemática na manhã desta quinta-feira (16/10). A atividade integra as comemorações de aniversário de 123 anos da escola e reuniu trabalhos que visavam encontrar saídas para os problemas ecológicos com energias renováveis ou simplesmente desvendar fórmulas curiosas.

Ponte hidráulica, forno de energia solar, terrário e trabalhos de biodiesel foram alguns dos muitos projetos expostos. Os maiores destaques ficaram por conta dos trabalhos produzidos na atividade extracurricular da Iniciação Científica como a Casa Inteligente e o Painel que capta energia solar para aquecer residências. A Casa, que foi selecionada para participar do 3º Salão UFRGS Jovem, tem painéis solares que aquecem a água da residência e hélices que captam energia eólica para os eletrodomésticos da residência.

Os trabalhos desenvolvidos para explicar cientificamente algumas situações curiosas e brincadeiras também chamaram a atenção. Além do drops com refrigerante destacaram-se ainda o Arco Íris, o Espelho e o Sangue do Diabo, que é uma substância de cor vermelha usada em trotes estudantis na década de 80. O líquido era jogado na roupa dos(as) calouros(as) que acreditavam ter perdido a peça por causa das manchas, mas com o tempo o produto sumia sozinho.

A Mostra trouxe vida ao colégio. Literalmente. O projeto de Peixes e Anfíbios, organizado pelos estudantes Rafael Garcia e Leonardo Facini, 12 anos, e Rogério Cordella, 11 anos, todos da turma 63, tinha como objetivo explicar as características gerais dos animais marinhos, e para isso os garotos trouxeram um peixe para ilustrar o trabalho. Por volta das 11h30 a fêmea entrou em trabalho de parto e teve 18 filhotes. Rafael feliz e orgulhoso disse que lar os recém nascidos terão. “Estou surpreso que isso tenha acontecido, mas com certeza vou ficar com todos eles”, revelou.

O diretor geral da Rede Metodista, professor Norberto da Cunha Garin, exaltou a importância do evento como iniciação das crianças no mundo das descobertas. “Daqui podem sair cientistas que devem contribuir significativamente para encontrar saídas fundamentais para os problemas da humanidade”, acredita.

As comemorações dos 123 anos do Americano continuam até domingo (19/10). Dentre as atividades da semana, a mais aguardada é a tradicional apresentação de aniversário da escola, que acontece a partir das 10h de sábado (18/10), com o tema “A vida é uma oportunidade, aproveite-a”. O trabalho reúne cerca de 500 crianças em uma peça teatral que costuma arrancar lágrimas da platéia.

A programação conta ainda com o Chá das ex-alunas. Os ingressos para o já tradicional evento podem ser adquiridos na secretaria da escola por R$ 18. Às 7h de domingo (19/10) acontece a Corrida pela Vida, no Parque Moinhos de Vento (Parcão). As camisetas do evento custam R$ 12,00 e podem ser adquiridas no Círculo de Pais e Mães (CPM) da escola. O culto de comemoração ao aniversário do colégio ocorre às 10h30, na Igreja Metodista Wesley (Rua São Vicente, 180), e encerra a celebração.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração e fotos: Alexandre Paz