Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Primeira etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática acontece no próximo sábado (16/06)

por Colégio Metodista Americano — publicado 15/06/2007 08h40, última modificação 17/06/2020 15h21
Estudantes do Americano participam da competição que premia vencedores(as) com viagem para a Semana Olímpica em janeiro de 2008

No próximo sábado (16/06), 28 alunos(as) dos ensinos fundamental e médio do Colégio Metodista Americano participam da primeira etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática. A prova traz cerca de 25 questões de múltipla escolha valendo um ponto cada, e acontece das 14h às 17h na escola.

Organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é aberta a estudantes da 5a série do ensino fundamental ao ensino superior no país, que participam em níveis diferentes de acordo com o grau de formação. A partir da segunda fase, marcada para 15 de setembro, os(as) universitários(as) entram no jogo. A prova também acontece no local de ensino onde os(as) alunos(as) estão matriculados e traz questões discursivas, de peso 10 cada, que podem ser respondidas em até 4h30.

A terceira e última rodada ocorre na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), nos dias 27 e 28 de outubro. No desafio final, são três questões discursivas de 50 pontos e 4h30 de duração por dia. Os(As) vencedores(as) são definidos(as) a partir da soma dos resultados de cada etapa.

Como em uma verdadeira olimpíada, os prêmios não poderiam ser outros senão medalhas. Os(as) campeões(ãs) recebem, além do ouro, uma viagem totalmente paga para a Semana Olímpica, cerimônia de encerramento, marcada para janeiro de 2008. Para os(as) segundos(as) e terceiros(as) colocados(as), a premiação consiste na estadia durante o evento e medalhas de prata e bronze. Todos(as) os(as) vitoriosos(as) ganham revistas e livros sobre matemática. Também são entregues premiações por menção honrosa para os(as) participantes(as) que atingiram boas notas, mas não conseguiram alcançar o bronze.

Durante a Semana Olímpica, os(as) vencedores(as) participam de seminários de aprimoramento da técnica de matemática, e a comissão da SBM escolhe os(as) representantes(as) da equipe brasileira para as competições nacionais. O local do encontro ainda não está definido.