Professora da UFRGS aborda novo Enem e vestibular no Seminário Pedagógico
O segundo dia do Seminário Pedagógico realizado pelo Colégio Metodista Americano contou com a presença dos(as) docentes dos Colégios Metodistas União e Centenário. O encontro começou às 8h no auditório Elizabeth Lee e segue até as 17h.
Cerca de 160 professores(as) participaram dos debates no turno da manhã, que abordaram o currículo pedagógico e avaliações como o novo Enem e o vestibular. Quem palestrou foi a professora Eunice Kindel, do departamento de ensino e currículo da UFRGS.
Kindel criticou as escolas que visavam apenas o vestibular e afirmou que o currículo pedagógico deve priorizar as necessidades dos(as) estudantes. Se um professor não sabe para que um determinado assunto será útil ao seu aluno, ele não deve nem passá-lo, acredita.
Seminário é um momento de formação do(a) professor(a)
Para a professora de matemática do Colégio Centenário, Glaci Dornelles, o momento de encontro entre as três escolas é muito valioso. É uma forma que temos de melhorar e aprimorar nosso trabalho, reflete.
Segundo a vice-diretora acadêmica da Educação Básica, Perpétua Maria da Silva, o seminário é um momento de planejamento e formação continuada. As palestras proporcionam a troca de idéias sobre assuntos relevantes e atuais, avalia Perpétua.
Além da avaliação e do currículo pedagógico, o evento ainda pretende abordar a inclusão e as novas tecnologias aliadas a educação, entre outros temas. Durante o seminário, também serão estudadas algumas mudanças efetuadas para o novo ano letivo. A principal delas será a implantação de um sistema bilíngue na 5º série do Ensino Fundamental e, consequentemente, de um turno de aula a mais.
As atividades seguem até quinta-feira (07/01), sempre no período da manhã.
Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração Rafaela Haygertt