Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Professora Naraiana Nunes fará palestra no TEDxUNISINOS 2013

Professora Naraiana Nunes fará palestra no TEDxUNISINOS 2013

por Colégio Metodista Americano — publicado 19/09/2013 14h13, última modificação 17/06/2020 15h28
Nana, como é conhecida, participará do evento sobre inovação na educação no dia 31/10

A professora de séries iniciais do Colégio Metodista Americano, Naraiana Nunes, a Nana, será palestrante do TEDxUnisinos 2013. Contadora de histórias no Projeto Viva e Deixe Viver, da ONG Doutorzinhos, Nana vai apresentar no TEDx o tema “Faz de conta que acontece!”.

Nana conta que como professora percebia que as crianças se encantavam com cada descoberta. Ela começou então a fazer trabalhos voluntários em escolas estaduais e municipais que não tinham momentos de contação de histórias. “Para minha surpresa, a alegria e o sentimento das crianças eram o mesmo e ainda mais significativo, pois a realidade de vida daqueles pequenos ouvintes era ainda pior; percebia que a imaginação estava se apagando em cada aluno”, afirma.

O próximo passo foi levar essas histórias para as crianças que enfrentam a dura realidade dos hospitais.“Contar histórias no hospital é algo que vai além do esperado, pois nos sentimos presenteados ao sair de cada quarto. Cada história contada, independente do lugar, classe social, raça, religião e dificuldade, faz com que cada ouvinte possa relembrar e acender a imaginação que talvez esteja sendo esquecida”, lembra.

Tanto nas escolas quanto nos hospitais, o objetivo de Nana é levar alegria e tentar fazer com que as crianças se sintam relaxadas e percebam que a vida é mais simples. Tentativa que tem dado certo. “Carinho imediato, retorno imediato, aprendizagem imediata e sabedoria imediata, não é em qualquer lugar que se consegue. E em ambos os lugares este retorno é na hora. É como se eu me tornasse gigante de uma hora para outra”, conta.

Além do projeto Doutorzinhos, Nana faz parte do “Mãos Dadas”, onde acadêmicos de Letras e crianças de 5  a 7 anos ensinam e aprendem a desenvolver potencialidades linguísticas através da poesia. O TEDx é um evento local, auto-organizado, com o intuito de reunir pessoas para partilhar experiências. As conferências buscam provocar uma discussão profunda sobre os temas apresentados. O evento acontece dia 31 de outubro, a partir das 8h30, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre.

Suelem Storck