Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Projeto de Artes do 2º ano do Ensino Fundamental aborda obra de Piet Mondrian

Projeto de Artes do 2º ano do Ensino Fundamental aborda obra de Piet Mondrian

por Colégio Metodista Americano — publicado 03/09/2014 17h46, última modificação 17/06/2020 18h28
Os trabalhos dos alunos estão sendo expostos no Hall do prédio A

O Projeto de Artes do 2º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Metodista Americano tem como principais objetivos o desenvolvimento da estética e o conhecimento de diferentes concepções e contextos artísticos. Uma das últimas propostas trazidas pelas professoras Carla Camargo, Luciana Canals e Ivânia de Lemos foi conhecer a vida e a obra do pintor modernista Piet Mondrian. 

No contexto do estudo sobre as cores primárias, as crianças produziram suas próprias obras, tridimensionais, em caixas de sapato. Segundo a professora Luciana os trabalhos dos pequenos traz uma outra forma de expressão, diferente da fala, desenhos e textos, tendo em vista outro foco e ampliando para outros campos. O trabalho foi uma forma de também avaliar a aprendizagem e desenvoltura de cada aluno.

Mondrian realizou suas obras mais significativas depois de se estabelecer em Paris, denominando-as "composições": estruturas integradas de linhas em ângulo reto que enquadram variantes de superfícies cromáticas. Após mudar-se para Nova York, pintou quadros como Broadway Boogie-Woogie e Victory Boogie-Woogie, caracterizados por maior liberdade e ritmo no desenvolvimento cromático das abstrações geométricas. 

A professora do 2º ano do Ensino Fundamental, Luciana Canals, conta que desde o início do ano é realizado um estudo aprofundado sobre as cores primárias e secundárias. Em um determinado momento os alunos realizam pesquisas com base nos trabalhos dos artistas e confeccionam suas obras inspirados nos grandes artistas.