Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Projeto desenvolvido na Iniciação Científica do Americano conquista prêmio destaque no III Salão UFRGS Jovem

Projeto desenvolvido na Iniciação Científica do Americano conquista prêmio destaque no III Salão UFRGS Jovem

por Colégio Metodista Americano — publicado 03/11/2008 12h16, última modificação 17/06/2020 15h25
“Fontes Alternativas de Energia” recebeu maior número de visitantes na mostra e rendeu convites para exposições e palestras <br>
Após 18 meses de muita pesquisa e trabalho, é hora dos(as) “cientistas” do Colégio Metodista Americano colherem os louros. O projeto da Casa Inteligente, desenvolvido na Iniciação Científica com coordenação do professor José Ramiro Maciel, recebeu o prêmio destaque no III Salão UFRGS Jovem.

Inscrito com o nome “Fontes Alternativas de Energia”, o projeto recebeu o maior número de visitantes durante o Salão, entre os dias 20 e 24 de outubro. A maquete abastecida por energia solar, térmica e eólica mostrou na prática que é possível obter aquecimento de água e abastecimento elétrico por meio de energias renováveis, sem causar danos ao meio ambiente. “A coordenadora do evento disse que foi disparado o melhor trabalho em exposição. Ela documentou com a câmara fotográfica pessoal e levava as pessoas para mostrar a Casa. O reitor foi lá especialmente para olhar nosso projeto”, comenta Maciel.

Mais que um prêmio, o projeto já rendeu convites aos(às) alunos(as) e ao professor para integrarem a comissão que organiza a aproximação da Universidade Federal com as escolas, além de apresentarem a Casa Inteligente no Colégio Aplicação. Outro convite veio por meio do Rotary Club, para uma exposição no parque da Redenção sobre energia solar em 2009. O curso de Arquitetura do Centro Universitário Metodista também requisitou a presença dos(as) estudantes do Americano para falar sobre o projeto.

A divulgação do trabalho trouxe um aposentado de Arroio do Sal que pretende implantar o processo de aquecimento solar na própria casa e, mais tarde, sugerir à prefeitura a coleta de lixo na praia e o reaproveitamento do material para fazer o aquecedor.

O estudante do 2º ano, Alexandre Vissoky, comemora o reconhecimento e fala da importância do projeto. “Mostramos que não é complicado fazer um coletor de água com garrafa pet e caixa de leite, coisa que todo mundo tem em casa. Isso resulta numa economia de cerca de 30%, só no aquecedor de água”, ressalta.

A equipe formada pelos(as) estudantes do 2º ano Filipe de Ferreira Ribeiro, Lizandra Moreira, Guilherme Azzi, Marcelo Fortuna e Alexandre Vissoky, além de João Paulo de Souza Bidart e Matheus Pacheco, do 3º ano, e Gabriela Ridrigues, do 1º ano, trabalha agora no desenvolvimento do painel solar. O objetivo é aproveitar a energia solar no aquecimento de água utilizando materiais recicláveis, como caixas tetra pak e garrafas pet. “A Casa Inteligente foi o início de um projeto para questionar o aquecimento global, pois o grande problema é a falta de esclarecimento do que pode ser feito para reduzir esses efeitos. É hora de colocar na prática toda a teoria que a maquete demonstra”, comenta o professor Maciel.

Já em fase de finalização, o sistema deve ser testado e exposto para demonstração no colégio até 15 de novembro. Os testes devem durar uma semana. “A gente planeja fazer pesquisas para ver a eficiência e doar para alguma instituição carente”, comenta o aluno Guilherme.

Jornalista responsável e fotos: Vanessa Mello