Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Projeto do Colégio Americano aborda clássicos da Musica Popular Brasileira

Projeto do Colégio Americano aborda clássicos da Musica Popular Brasileira

por Colégio Metodista Americano — publicado 08/09/2014 11h09, última modificação 17/06/2020 15h30
O projeto voltado para os alunos do 4º ano fornece aos alunos o contato com repertório alternativo

Nem só de tocar flauta consiste uma aula de música dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Metodista Americano. Durante todo o ano letivo, os estudantes conhecem canções, compositores e movimentos da Música Popular Brasileira do século XX, como a Bossa Nova, Tropicalia, Jovem Guarda e outros. Esta é a proposta do Projeto MPB no 4º ano.

O projeto MPB no 4º ano acontece há 10 anos, segundo a professora de música Miriam Pizzato, e começou para os alunos terem uma ideia de evolução da música brasileira, começando desde o início do  século 20 até as décadas de 80, 90, com as bandas de Rock do Brasil. Ainda segundo a professora,  depois de algum tempo, os alunos começaram a opinar e escolher seus clássicos favoritos. Durante o ano de 2014, os alunos vem estudando clássicos de Adoniram Barbosa, Raul Seixas e Rita Lee. Além de aprenderem a letra das canções, os estudantes também executam o ritmo, tocam flautas e criam arranjos.

Para Miriam, a atividade é de extrema importância pois por meio da MPB no 4º ano, os estudantes tem contato com músicas que não são muito veiculadas atualmente. “Ampliar o repertório musical dos estudantes, para que eles possam desenvolver a musicalidade”, é o que Miriam define como sendo o principal objetivo do projeto. A professora ainda destaca o contato entre gerações que ocorre quando os alunos levam para casa as músicas estudadas em aula: “A música aproxima gerações”, afirma a Miriam.

Este enfoque que aborda também o contexto socio-político em que cada música ou ritmo evoluiu há muitos anos integra o currículo de Música do Colégio Americano, recebeu ultimamente, maior relevância quando o disco Tropicália ou Panis et Circensis, com Caetano Veloso, Gilberto Gil e Os Mutantes foi destacado como uma inclusão inusitada na lista de “obras obrigatórias” da UFRGS para o vestibular de 2015. Esta foi a primeira vez que um disco entrou nesta lista de indicações.