Projeto do Colégio Americano aborda clássicos da Musica Popular Brasileira
Nem só de tocar flauta consiste uma aula de música dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Metodista Americano. Durante todo o ano letivo, os estudantes conhecem canções, compositores e movimentos da Música Popular Brasileira do século XX, como a Bossa Nova, Tropicalia, Jovem Guarda e outros. Esta é a proposta do Projeto MPB no 4º ano.
O projeto MPB no 4º ano acontece há 10 anos, segundo a professora de música Miriam Pizzato, e começou para os alunos terem uma ideia de evolução da música brasileira, começando desde o início do século 20 até as décadas de 80, 90, com as bandas de Rock do Brasil. Ainda segundo a professora, depois de algum tempo, os alunos começaram a opinar e escolher seus clássicos favoritos. Durante o ano de 2014, os alunos vem estudando clássicos de Adoniram Barbosa, Raul Seixas e Rita Lee. Além de aprenderem a letra das canções, os estudantes também executam o ritmo, tocam flautas e criam arranjos.
Para Miriam, a atividade é de extrema importância pois por meio da MPB no 4º ano, os estudantes tem contato com músicas que não são muito veiculadas atualmente. Ampliar o repertório musical dos estudantes, para que eles possam desenvolver a musicalidade, é o que Miriam define como sendo o principal objetivo do projeto. A professora ainda destaca o contato entre gerações que ocorre quando os alunos levam para casa as músicas estudadas em aula: A música aproxima gerações, afirma a Miriam.
Este enfoque que aborda também o contexto socio-político em que cada música ou ritmo evoluiu há muitos anos integra o currículo de Música do Colégio Americano, recebeu ultimamente, maior relevância quando o disco Tropicália ou Panis et Circensis, com Caetano Veloso, Gilberto Gil e Os Mutantes foi destacado como uma inclusão inusitada na lista de obras obrigatórias da UFRGS para o vestibular de 2015. Esta foi a primeira vez que um disco entrou nesta lista de indicações.