Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Projeto Formação de Identidade auxilia alunos(as) do Americano na escolha do futuro profissional

por Colégio Metodista Americano — publicado 22/11/2007 10h34, última modificação 17/06/2020 15h22
Coordenado pela psicóloga Cristina Valentini, o trabalho atenderá também os colégios Centenário e União a partir de 2008 <br>

Preocupado com o futuro profissional de seus(suas) estudantes, o Colégio Metodista Americano desenvolve o projeto “Formação de Identidade”, que orienta os(as) jovens sobre o mercado de trabalho e na escolha de que carreira seguir. Entre as etapas do programa está o teste Inforientador, que terá sua primeira fase na manhã desta sexta-feira (23/11), quando alunos(as) do 2º ano fazem um auto-conhecimento em grupo, nas salas de aula. O resultado do teste será conhecido pelos(as) alunos(as) no próximo ano, ao final de todas as fases com o Jogo das Profissões.

O “Formação de Identidade” é coordenado pela psicóloga e professora do Centro Universitário Metodista IPA, Cristina Valentini, e trabalha com a modalidade clínica, uma maneira inovadora de orientar os(as) alunos(as) em relação ao mercado de trabalho. Feira das Profissões, provas de simulado nas mesmas datas do vestibular do IPA, entrevistas sobre as condições de vida em que os(as) jovens se encaixam melhor e testes de aptidão são as etapas do projeto, que além de indicar um rumo aos(às) estudantes, também apresenta as condições das instituições de ensino superior da Rede Metodista de Educação do Sul.

A aluna Katiucia Pedroso, 17 anos, acredita que a maneira do Americano em preparar os(as) alunos(as) tem mais resultado do que o usual teste vocacional. “Acho que este método é bem psicológico, tira as duvidas e nos proporciona uma noção maior do que vai ser o curso superior”, comenta.

O programa tem uma aceitação tão ampla entre os(as) estudantes do Americano, que em 2008 os Colégios Metodistas União e o Centenário também vão participar das atividades. Segundo Cristina, o objetivo da ampliação é auxiliar os(as) alunos(as) na escolha profissional que não é realizada no 3º ano e sim ao longo da vida.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Alexandre Paz