Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Rede Metodista inicia segundo semestre letivo em 17 de agosto

Rede Metodista inicia segundo semestre letivo em 17 de agosto

por Colégio Metodista Americano — publicado 13/08/2009 04h47, última modificação 17/06/2020 15h25
IPA, FAMES e Colégios Metodistas Americano, Centenário e União seguem orientação do Sinepe de retomar as aulas na segunda-feira

Os(As) estudantes dos Colégios Metodistas Americano, Centenário e União, do Centro Universitário Metodista, do IPA, e da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES) já podem se preparar para a volta às aulas. Conforme decisão do Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino Privado no Estado do Rio Grande do Sul (Sinepe-RS) o segundo semestre letivo de 2009 terá início nesta segunda-feira (17/08).

Diversas atividades acadêmicas do IPA tiveram seus horários alterados devido ao recesso prolongado como medida preventiva contra a gripe A (H1N1). Dessa forma, as aulas iniciam no mesmo dia para calouros(as) e veteranos(as).

Com o adiamento do início das aulas de acordo com orientação do Sinepe e órgãos governamentais, o calendário acadêmico do IPA está previsto para seguir até o dia 19 de dezembro. Clique aqui e confira o calendário do segundo semestre de 2009.

Para quem ainda não efetuou sua matricula, o prazo foi estendido até o dia 17 de agosto. Basta acessar o link http://www.metodistadosul.edu.br/institucional/capa/default.php ou comparecer à Central de Atendimento ao Estudante (CAE), na Unidade Central (Rua Cel. Joaquim Pedro Salgado, 80).

Os(As) estudantes do IPA vão encontrar nos primeiros dias de aula (17 e 18/08) uma tenda co curso de Enfermagem, próxima à praça de alimentação, com orientações sobre a gripe A. Serão distribuídos flayers com dicas de prevenção, higienização e equipamentos de proteção individual. As informações disponibilizadas no materail são do Ministério da Saúde.

Prevenção na Educação Básica
Para prevenir seus(as) alunos(as) contra a gripe A, os Colégios Metodistas Americano, Centenário e União adotaram medidas como fixação de cartazes com orientações nas salas de aula, exposição de banners e vídeos explicativos na entrada das escolas, instalação de álcool gel nas dependências e manutenção de papel toalha e dos dispositivos de sabonete líquido.

Outras medidas adotadas foram a intensificação da limpeza dos ambientes com alvejante e instalação de dispositivos de álcool gel em laboratórios e balcões de atendimento ao público, além de manter os ambientes ventilados.

A equipe de professores(as) passará por uma capacitação antes do retorno das aulas e no dia 14 de agosto recebem orientações sobre o início do período letivo, com apresentação do comitê de acompanhamento do reinício do semestre letivo.

As atividades escolares previstas para serem realizadas em grupo foram replanejadas para ocorrem de forma individual.

OPAS disponibiliza curso gratuito sobre Gripe A
Para entender melhor a doença que causou o recesso escolar, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), por meio do Campus Virtual de Saúde Pública (CVPS), disponibiliza um curso a distancia, em espanhol, sobre a gripe A. Para realizar o curso basta acessar o site:

O curso que é aberto a toda a população da América Latina e voltado principalmente para os(as) profissionais da saúde. É gratuito e não necessita de inscrição.

Segundo a organização, o objetivo do programa é melhorar os conhecimentos e capacidades dos(as) trabalhadores(as) de saúde frente à epidemia de Influenza A. No Brasil o curso é organizado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, em parceria com a rede de escolas e centro formadores em saúde pública.

Entenda a Gripe A
A gripe A é uma doença aguda respiratória, causada pelo vírus influenza A (H1N1). O vírus é transmitido de pessoa para pessoa.

Os principais sintomas são parecidos com o de uma gripe comum, porém mais intensos, como febre alta, tosse, dor de garganta, mal-estar, dor generalizada, dor de cabeça, calafrios, fadiga, diarréia e em alguns casos até vomito. Caso esses sintomas apareçam deve-se contatar imediatamente um médico.

De acordo com o Ministério da Saúde, existem algumas formas de se prevenir da gripe A, como manter o ambiente arejado e bem higienizado, lavar bem as mãos, utilizar lenço de papel sempre que for tossir, espirrar ou falar perto de outras pessoas, manter uma alimentação saudável, além de uma boa hidratação e priciplamente evitar ambientes aglomerados.

Dicas para evitar o contágio:
- Manter o ambiente arejado, devido à permanência do vírus nos objetos tocados pelas pessoas contaminadas por um período de 72 horas;
- lavagem das mãos após a utilização de papéis, dinheiro e veículos públicos, como ônibus, micro-ônibus e trem;
- ambiente higienizado, de preferência com álcool gel de concentração 70%. Água e sabão também são bons higienizadores;
- utilizar lenço de papel sempre que for tossir, espirrar ou falar perto de outras pessoas;
- manter uma alimentação saudável, além de uma boa hidratação;
- evitar ambientes aglomerados.

Clique aqui para obter mais informações sobre a gripe A.

O site do Ministério da saúde disponibiliza vídeos sobre:

Influenza A (H1N1)

Formas de contágio