Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Representantes do Americano, União e Centenário discutem inclusão social no país

por Colégio Metodista Americano — publicado 31/07/2007 11h04, última modificação 17/06/2020 15h22
Comitiva da Rede Metodista contou com participação da diretora geral no III Congresso Brasileiro de Educação Básica, no Instituto Metodista Izabela Hendrix (MG)

O III Congresso Brasileiro de Educação Básica reuniu autoridades da área de ensino do país para discutir “Inclusão Social - Escola, Um Espaço de Comunidades Reflexivas e Acolhedoras”. Uma comitiva de docentes da Rede Metodista de Educação do Sul, que incluiu a diretora geral, professora Adriana Menelli de Oliveira, participou do evento organizado pela Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE). O encontro aconteceu entre os dias 25 e 27 de julho, no Instituto Metodista Izabela Hendrix, em Minas Gerais.

Segundo a diretora geral, a participação no congresso foi positiva e dentro das expectativas de aprimorar a atuação da instituição nas ações inclusivas. “As instituições metodistas do sul e de todo Brasil sempre trabalharam com a inclusão e por isso nós enviamos quatro representantes dos colégios Americano, Centenário e União que participaram de diversos cursos e oficinas. Elas vão trazer de retorno para os(as) outros(as) professores(as) o aprendizado do congresso, por isso vejo como muito importante essa troca de experiências entre as instituições metodistas e também as evangélicas que participaram do encontro, assim conhecemos os outros projetos e trabalhos de inclusão realizados no país”. A comitiva da rede contou com a presença das professoras Gianice Fortes, Ângela Luhring, Lúcia Lopez e Rejane Cavalheiro.

A coordenadora de ensino da educação básica do Americano, Gianice Fortes, concorda com a diretora em relação à importância das trocas de experiências e ressaltou a qualidade dos trabalhos de inclusão da rede. “A participação em um encontro desses é valiosa para formação do(a) professor(a) e podemos perceber o quanto nossos métodos estão adiantados em relação a outras instituições”. Entre as atividades do congresso, Gianice destacou o mini-curso sobre resiliência (capacidade de cada um superar suas dificuldades).

Participaram delegações gaúchas e também de São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e Distrito Federal. Entre as principais atrações do encontro estavam as conferências, uma delas ministrada pela professora da UNICAMP, Doutora em Educação Maria Tereza Mantoan. A programação contou ainda com 12 oficinas, como esportes como fator de inserção social na comunidade e inclusão digital e social. O evento é bienal e itinerante e a próxima edição ainda não tem local definido.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Alexandre Paz