Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Respeito à natureza e às diferenças culturais são temas da Semana das Nações Indígenas

por Colégio Metodista Americano — publicado 18/04/2008 07h54, última modificação 17/06/2020 15h23
Alunos(as) dos Colégios Metodistas recebem visitas de índios, participam de oficina de artesanatos e organizam exposição

Para comemorar o Dia do Índio e ensinar o respeito à cultura nativa, os Colégios da Rede Metodista de Educação do Sul promovem diversas atividades como oficinas de artesanato, pesquisas, exposições e visitas de indígenas. As ações têm como objetivo possibilitar o desenvolvimento de uma atitude investigativa frente à etnia, além de identificar a contribuição na cultura brasileira, a inclusão e a situação dos indígenas na atual sociedade.

No Colégio Metodista Americano, cerca de 50 alunos(as) da 1ª e 2ª séries do ensino fundamental conversaram com o índio Ari Ribeiro na sexta-feira (18/04). Aos 43 anos, Ari faz parte dos 16 mil Kaingangs que vivem no Rio Grande do Sul. Kajér, como é conhecido na reserva indígena da Lomba do Pinheiro onde mora, falou sobre a cultura da tribo e explicou nomenclaturas como Min (Gato) e Tortoco (Coruja).

A funcionária da Secretaria Municipal da Cultura, Roselaine Murlik, mãe do aluno da 1ª série, Gabriel Murlik, também participou do bate-papo e mostrou que a vida dos(as) nativos(as) é muito diferente do que é apresentado nos livros e televisão. “Eles têm casas, brincam com os animais de estimação, jogam futebol, como qualquer um de vocês”, explicou.

Na quarta-feira (16/04) foi a vez dos(as) pequenos(as) da educação infantil, nível 3 e 4, receberam a visita do Guarani Nhanderú Jepoverá. Morador da reserva Cantagalo, Verá tem apenas 20 anos e esta foi a quarta vez que participou de um encontro com crianças para divulgar sua cultura. "O que eu mais gosto é da troca de experiências, de mostrar como os Guaranis vêem o mundo", contou Verá.

Respeito à natureza e às diferenças culturais, hábitos culinários e artesanato indígena foram alguns dos ensinamentos transmitidos pelo jovem professor bilíngüe (guarani/português), além de brincadeiras educativas com foco no cultivo da terra e agricultura. "Ver um índio de verdade é especial e eu aprendi muitas coisas", afirmou o aluno do nível 4, Giuseppe Benvenutto, de cinco anos.

Em Uruguaiana, os(as) alunos(as) do Colégio Metodista União receberam a visita de um indigenista que viveu na Aldeia do Xingu, na tarde de quinta-feira (17/04). O convidado fez uma reflexão sobre a cultura indígena, valores, organização e experiência de vida, além de apresentar fotos e vídeos de seu acervo particular.

No Centenário, a sexta-feira (18/04) foi marcada por diversas atividades como oficina de fantoches, confecção de moradias indígenas e tintas a partir de elementos da natureza, entre outras. A Semana das Nações Indígenas ainda teve filme sobre tribos, confecção de colares com argila, produção de textos e coreografias. O ensino fundamental organizou uma exposição sobre a cultura nativa. A turma do 4º ano fez pesquisas referentes aos índios no Rio Grande do Sul e apresentou cartazes e utensílios aos(às) alunos(as) das demais turmas.

Atualmente, os(as) cientistas classificam os grupos humanos com o termo etnia e não mais o conceito raça. Assim, grupo étnico refere-se a uma população com características culturais específicas como língua, costumes e passado histórico comum O povo brasileiro é o resultado de um encontro de três grupos étnicos básicos: o indígena, o europeu e o africano.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração e fotos: Alexandre Paz, Carolina Born e Thaís Pedrazzi