Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Robótica do Americano é destaque em Congresso da Alaime

Robótica do Americano é destaque em Congresso da Alaime

por Colégio Metodista Americano — publicado 06/10/2009 13h59, última modificação 17/06/2020 15h20
Trabalho orientado pelo professor José Ramiro inspira outras escolas a seguirem o projeto <br>

Do laboratório de física do Colégio Metodista Americano para o mundo. O projeto de robótica orientado pelo professor José Ramiro foi destaque na Jornada de Formação e Atualização de Docentes da 5ª Assembléia da Associação Latino-Americana de Instituições Metodistas de Educação. A escola foi representada pela vice-diretora de educação básica da Rede Metodista de Educação do Sul, Perpétua da Silva, que apresentou o trabalho no sábado (03/10) no Colégio Crandon, em Montevidéu, Uruguai.

Perpétua conta que o projeto foi muito elogiado e que diversos professores(as) de outras instituições solicitaram o modelo e o vídeo explicativo da idéia. Eles pretendem propagar o trabalho que tem como objetivo garantir a inclusão de escolas carentes no mundo da robótica. Os carrinhos feitos com isopor diminuem em até 97% os gastos sem apresentar prejuízos na qualidade da aprendizagem.

O professor José Ramiro revela que carrinhos simples movidos a energia solar, produzidos com materiais tradicionais para esses experimentos, como blocos plásticos de encaixar, custam aproximadamente R$ 400 enquanto o mesmo modelo, desenvolvido com isopor, fica em torno de R$ 150. Além da economia, o trabalho também gera mais interesse no aprendizado. A robótica atrai os(as) estudantes que passam a ver a física de uma forma divertida. “Os(As) alunos(as) aprendem a medir distâncias, tempos, velocidades e transformações de energias”, comenta.

O projeto de Ramiro foi o único trabalho gaúcho que ficou entre os 12 selecionados na América Latina. Perpétua explica a importância do Americano apresentar seus resultados tão longe de casa. “É fundamental essa exposição para divulgarmos o nosso trabalho, que é um diferencial, e compartilhar com as escolas irmãs o conhecimento produzido aqui”, revela.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Alexandre Paz