Selo Escola Solidária destaca trabalho voluntário em escolas gaúchas
Os colégios metodistas Americano e União receberam na tarde desta segunda-feira (10/12), o Selo Escola Solidária 2007. A certificação foi conferida a outras 800 escolas gaúchas. A cerimônia, realizada no Centro Administrativo Fernando Ferrari, teve a presença da governadora Yeda Crusius, da secretária estadual de Educação, Mariza Abreu, e de representantes das escolas estaduais, municipais e particulares do Rio Grande do Sul.
A premiação é uma iniciativa do Instituto Faça Parte, e caracteriza-se como símbolo de um processo de reconhecimento e identificação dos colégios de educação básica que priorizam a articulação com a comunidade através de atividades e projetos de voluntariado educativo. Nesta edição, cerca de 797 escolas gaúchas foram selecionadas, sendo 145 de ensino particular.
Para a coordenadora da Educação Básica da Rede Metodista de Educação do Sul, professora Gianice Fortes, o mais importante é o despertar da cidadania nos(as) alunos(as) através do voluntariado. Para ela, o Selo representa a possibilidade de trazer mais alunos(as) para o movimento de cunho social. O(A) estudante se depara com o reconhecimento dos colégios, vê seu trabalho e incentiva a participação dos(as) colegas, frisa Gianice.
Os trabalhos desenvolvidos durante este ano, terão continuidade em 2008, mas espera-se que novos projetos sejam propostos para as equipes pedagógicas. Gianice Fortes conclui que estes trabalhos são desenvolvidos em sala de aula e formam pessoas críticas capazes de transformar a sociedade, salienta. No Colégio Americano, o contato é a professora Beatriz Kloss. No União, a professora Lúcia Lopez.
Intensa participação de jovens
De acordo com a diretora presidente do Instituto Faça Parte, Maria Lúcia Meirelles Reis, o Selo Escola Solidária está começando a ser distribuído pelo Rio Grande do Sul em virtude da intensa participação dos(as) jovens gaúchos em ações de voluntariado. No certificado, a entidade atesta que cada escola foi reconhecida por estar comprometida com uma educação fundamentada nos ideais de solidariedade, participação e cidadania'.
Uma das falas que mereceu aplauso do público presente foi da secretária da Educação, Mariza Abreu, ao afirmar que a verdadeira independência do Brasil acontecerá quando crianças e jovens estiveram adquirindo conhecimento suficientemente qualificado para a vida em sociedade.
Educação, inclusão e preocupação social são princípios básicos dos colégios da Rede Metodista de Educação do Sul. Esta é a terceira vez, em três edições, que o Colégio União recebe o Selo. Este ano, a excelência do projeto Lixo Solidário foi o destaque. O Colégio Americano foi agraciado pela primeira vez com o certificado pelo trabalho de voluntariado Tribo Nova Era. Em parceria com a Parceiros Voluntários, duas professoras orientadoras e 40 alunos(as) do ensino médio da escola realizam atividades de serviço social.
Jornalista responsável: Gerson Brisolara
Colaboração: Tiago Dias