Semana do Meio Ambiente encerra com premiação de trabalhos
Com o auditório Elizabeth Lee lotado, o último dia da Semana do Meio Ambiente do Colégio Metodista Americano contemplou os(as) vencedores(as) do De Olho na Natureza. O concurso abordou questões ambientais através de produção textual e de materiais visuais e envolveu todas as turmas dos ensinos fundamental e médio.
Cada categoria recebeu uma premiação distinta, que variou entre materiais escolares, bichos de pelúcia e livros. Os(As) alunos(as) do ensino médio participaram com a produção de clips temáticos. Giuliano da Rosa Souza, Bronwin Kate Blume e Julia Biz Willig foram os(as) vencedores(as). Na educação infantil, a pequena Mariana Rubinstein Selistre apresentou o desenho vitorioso. As crianças da 1ª e a 2ª série do ensino fundamental também disputaram com desenhos, e o aluno Gabriel Erig Domingos ficou com a primeira colocação. As turmas da 5ª e 6ª série concorreram com quadrinhos em inglês e a vencedora foi Valentine Marzulo Reverbel de Souza.
Na produção escrita, a redação foi dividida em duas categorias, para os(as) jovens de 7ª e 8ª série, que tiveram como vencedor Leonardo Barros Torres, e para os(as) alunos(as) da 3ª e 4ª série, onde Nicolle Bueno Timm se destacou. Aos nove anos, Nicolle escreveu sobre os cuidados com a limpeza do bairro onde mora, elogiou a iniciativa do concurso e mostrou conhecimento de causa. Não jogo lixo no chão e separo materiais recicláveis na minha casa, garantiu.
A coordenadora da educação infantil e das séries iniciais, professora Débora Heineck, exaltou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos. Foi difícil selecionar os(as) vencedores(as), o que mostra a qualidade do aprendizado, confessou.
No primeiro dia da Semana do Meio Ambiente (04/06), os(as) alunos(as) assistiram a filmes temáticos como Mogli, Um dia depois de amanhã e o premiado documentário Uma verdade inconveniente. Após a exibição das películas, os(as) jovens conversaram com o coordenador da gestão ambiental da Rede Metodista de Educação do Sul, Thiago Cetrulo. Na terça-feira (05/06), os(as) estudantes participaram de diversas oficinas como arte com garrafa pet (descartável), estudo do ciclo da água e a trilha do lixo.
A semana comemorativa foi planejada para conscientizar os(as) alunos(as) a preservar a natureza. Segundo a supervisora do ensino médio e séries finais, Cíntia Marques, o objetivo foi atingido. O evento é um marco de um trabalho muito maior que a instituição já realiza há tempos. A questão ambiental foi o foco desta semana, mas as ações não param por aí. Na cerimônia de encerramento, a escola conheceu o grupo Defensores da Vida, composto por alunos(as) da oitava série e do ensino médio que cuidarão das questões ambientais do colégio.