Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Sistema de gestão unificada da aprendizagem é novidade da Plataforma Digital da Educação Metodista

Sistema de gestão unificada da aprendizagem é novidade da Plataforma Digital da Educação Metodista

por Colégio Metodista Americano — publicado 27/02/2015 11h18, última modificação 17/06/2020 15h30
ADAPTA proporciona mais integração e interatividade durante as aulas e maior visibilidade do desempenho escolar de cada aluno

Entre as novidades da Plataforma Digital da Educação Metodista está o ADAPTA, um sistema de gestão unificada da aprendizagem com foco no desempenho escolar, fornecido pela empresa MSTECH. Por meio dele, alunos, professores, pais ou responsáveis e gestores poderão se conectar a serviços digitais a partir de qualquer dispositivo e de qualquer lugar.

Dentre estes serviços estão: livros digitais (Projeto Teláris), com diagramação exclusiva para tablets e disponíveis para PCs e os sistemas operacionais iOS e Android; e o Sistema de Gestão Pedagógica (SGP), que contempla as ferramentas de apoio ao processo de aprendizagem, permitindo o registro do diário de classe dos professores, avaliação dos conteúdos trabalhados pelos alunos e o acompanhamento de todo o processo por educadores, alunos, pais e responsáveis, de forma integrada ao conteúdo de atividades dos materiais didático do Projeto Teláris.

Outro benefício do ADAPTA é o BluePad, um aplicativo para tablets que propicia ao educador acessar os recursos do SGP, acessar ou criar um planejamento de aula, apontar notas e enviar atividades dos livros do Teláris para os alunos e obter gráficos de desempenho e avaliação dos alunos com relação a estas atividades. A principal característica do BluePad é a possibilidade de ser usado em conjunto com os equipamentos dos laboratórios de informática e com um Ambiente Virtual de Aprendizagem, propiciando seu uso mesmo sem conexão com a Internet. Na versão do aplicativo para os estudantes estão disponíveis conteúdos prontos bem como aqueles adicionados pelos professores. Outra vantagem é a troca de notificações entre docentes e alunos por meio do dispositivo.

O quarto componente do ADAPTA é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que atua como um elemento facilitador da estratégia de Blended Learning, uma combinação do ensino presencial com o virtual. Por meio do AVA, o professor pode desenvolver atividades colaborativas e avaliar de maneira contínua e permanente o desempenho dos estudantes.

“O ADAPTA traz inovação tecnológica para as escolas Metodistas abrangendo o currículo,  infraestrutura, capacitação docente, recursos tecnológicos  e uma nova forma de aprender, que permite maior conexão com os conhecimentos já existentes e a construção de aprendizagens significativas”, destaca a coordenadora pedagógica da Educação Básica, professora Débora Castanha.

ADAPTA – Sistema de Gestão Pedagógica

Sistema de gestão unificada da aprendizagem com foco no desempenho escolar

Uma inovação tecnológica que abrange o currículo, as infraestruturas de informação de tecnologias educacionais em uma nuvem educacional que permite que um usuário (aluno, professor, pais ou responsáveis, gestores) se conecte aos serviços digitais a partir de qualquer dispositivo e de qualquer lugar.

Projeto Teláris: Os autores do Projeto Teláris têm grande experiência didática e mantém contato frequente com professores de todo o país, estando assim sempre sintonizados com a realidade das salas de aula. Cada um deles reúne sensibilidade e talento para a elaboração de livros que não só atendem às necessidades dos professores, mas oferecem ainda o melhor de seu conhecimento aprimorado ao longo dos anos.

• Sistema de Gestão pedagógica: contempla as ferramentas de apoio ao processo de aprendizagem, que permitem o registro do diário de classe dos professores, avaliação dos conteúdos trabalhados pelos alunos e o acompanhamento de todo o processo por educadores, alunos, pais e responsáveis, de forma integrada ao conteúdo de atividades dos materiais didático do Projeto Teláris.

• BluePad: Aplicativo para Tablets que permite ao educador acessar os recursos do Sistema de Gestão Pedagógica, acessar ou criar um planejamento de aula, apontar notas e enviar atividades dos livros do Teláris para os alunos e acessar gráficos de desempenho e avaliação dos alunos com relação a estas atividades. Tem como principal característica poder ser usados em conjunto com os equipamentos dos laboratórios de informática e em conjunto com um Ambiente Virtual de Aprendizagem, permitindo assim tanto o uso síncrono quanto assíncrono, ou seja, quando a conexão permanente com a Internet não é necessária. A versão do aplicativo para o aluno permite que o aluno acesse os conteúdos disponibilizados e responda as atividades que foram enriquecidas. A versão do aluno também receberá arquivos e notificações através do dispositivo do professor e permitirá que o aluno envie notificações para o professor.

- Como funcionará no caso dos alunos? O Colégio terá um número x de tablets e estes serão utilizados em sala de aula?

• Ambiente Virtual de Aprendizagem: O AVA é um elemento facilitador da estratégia de Blended Learning, onde os alunos da sala de aula presencial podem ser enturmados também em um ambiente virtual, para que o professor possa desenvolver atividades, principalmente as relacionadas ao projeto Teláris, por meio de um ambiente que permita atividades colaborativas e também a avaliação continua e permanente do desempenho dos alunos, com acompanhamento em tempo real por meio de relatórios preparados para a gestão pedagógica do projeto Teláris.

Plataforma ADAPTA

A plataforma ADAPTA da empresa MSTECH, é um sistema de ensino inovador, que permite que seu conteúdo e aplicação sejam totalmente adaptados aos requisitos pedagógicos essenciais para o melhor aprendizado dos alunos.  Material didático exclusivo, plataforma de gestão, ambiente virtual de aprendizagem e acompanhamento diário da aprendizagem estão entre as principais soluções.

Entenda a plataforma: cada professor poderá acompanhar o desenvolvimento de seus alunos individualmente, tendo a possibilidade de realizar as intervenções necessárias muito antes das avaliações finais. Sendo assim, o aluno será constantemente acompanhando em suas necessidades especificas. Além disso, o ADAPTA permite realizações de atividades em sala de aula e, também, a continuidade das atividades na casa do aluno, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem.