Trabalho do Colégio Americano é selecionado para mostra da Alaime
O projeto Educação Tecnológica em Robótica ganha o mundo. O trabalho, orientado pelo professor José Ramiro, do Colégio Metodista Americano, foi selecionado como um dos 12 projetos de maior destaque das instituições metodistas das Américas.
O estudo será apresentado no dia 2 de outubro, no Instituto Crandon, no Uruguai, durante a Jornada de Formação e Atualização de Docentes promovida pela Associação Latino-Americana de Instituições Metodistas de Educação (Alaime). Quem representará a escola será a vice-diretora de educação básica da Rede Metodista de Educação do Sul, Perpétua da Silva.
O objetivo é proporcionar a inclusão na área da Robótica. O projeto feito com isopor diminui em até 97% os gastos sem apresentar prejuízos na qualidade da aprendizagem, explica José Ramiro. Com essa iniciativa pioneira, abrem-se as portas para que escolas com menos recursos possam também realizar estudos científicos.
O professor revela que carrinhos simples movidos a energia solar, produzidos com materiais tradicionais para esses experimentos, como blocos plásticos de encaixar, custam aproximadamente R$ 400,00 enquanto o mesmo modelo, desenvolvido com isopor, fica em torno de R$ 15,00. Além da economia, o trabalho também gera mais interesse no aprendizado. A robótica atrai os estudantes que passam a ver a física de uma forma divertida. Os alunos aprendem a medir distâncias, tempos, velocidades e transformações de energias, comenta.
O gosto pela robótica é tanto que quando abriram as inscrições para participar, parecia venda de ingressos para final de Copa do Mundo. O projeto, que nem vale nota, teve todas as vagas preenchidas em 90 minutos. Até mesmo a lista de espera lotou.
Jornalista responsável: Gerson Brisolara
Colaboração: Alexandre Paz