Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / União e Americano recebem Selo Escola Solidária do Ministério de Educação

União e Americano recebem Selo Escola Solidária do Ministério de Educação

por Colégio Metodista Americano — publicado 07/12/2007 06h56, última modificação 17/06/2020 15h22
Colégios metodistas recebem premiação pela qualidade da educação e preocupação social com os projetos Lixo Solidário e Tribo Nova Era

Educação, inclusão e preocupação social são princípios básicos dos colégios da Rede Metodista de Educação do Sul. Prova disso é a conquista do Selo Escola Solidária pelo Americano e pelo União na edição de 2007. O prêmio é concedido pelo Ministério da Educação (MEC) e a entrega oficial será no dia 10 de dezembro, às 15h, na Secretaria de Educação. A governadora do Estado, Yeda Crusius, e a secretária da educação, Mariza Abreu, entregam as honrarias.

Esta é a terceira vez em três edições o Colégio Metodista União recebe o Selo. Este ano, a excelência do projeto Lixo Solidário foi o destaque. O programa atende nove famílias da vila Prado das Bicicletas e consiste na arrecadação de material reciclável, doado por toda comunidade e entregue no colégio. Todas as terças-feiras, os(as) beneficiados(as) pela ação recolhem o material que auxilia na renda e no sustento das famílias.

Além deste trabalho que dura o ano inteiro, em datas especiais como Natal, Páscoa e Dia das Crianças o União recolhe alimentos, roupas, livros e brinquedos e entrega aos(às) atendidos(as). O trabalho é realizado por Miriam Almeida, da Pastoral de Uruguaiana, Elke Pedroso, bibliotecária da escola, e Rosa dos Santos, secretária do colégio.

O coordenador do Campus União, professor Luiz Stabile, comenta orgulhoso a escolha do MEC. “Tem um grande significado para nós e para a escola, pois atendemos as famílias do ponto de vista material e espiritual, e isso é um reconhecimento do trabalho realizado e que vem dando certo”, comemora.

Em Porto Alegre, o Colégio Americano foi agraciado com o Selo pelo trabalho de voluntariado Tribo Nova Era. Em parceria com a Parceiros Voluntários, duas professoras orientadoras e 40 alunos(as) do ensino médio da escola realizam atividades de serviço social. Com a atividade “Ouça seu coração”, o grupo arrecadou fundos para financiar uma viagem para Boston de um garoto que sofre de problemas cardíacos. Ele viajou, fez um tratamento médico e voltou para palestrar para 200 alunos(as) na escola.

Outra ação desenvolvida pelos(as) jovens da Nova Era foi a arrecadação de 450 quilos de alimentos não-perecíveis, 100 litros de leite, 100 latas de óleo e 3000 peças de roupas para doar a famílias carentes da Vila Timbaúva.

Selo Escola Solidária

O processo de seleção das escolas que recebem o Selo é bienal e já teve três edições, em 2003, 2005 e 2007. O prêmio se caracteriza como símbolo de um processo de reconhecimento e identificação dos colégios de educação básica que priorizam a articulação com a comunidade através de atividades e projetos de voluntariado educativo. Nesta edição, cerca de 797 escolas gaúchas foram selecionadas, sendo 145 de ensino particular.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Alexandre Paz