Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Vida Urgente mobiliza alunos(as) no Colégio Americano

Vida Urgente mobiliza alunos(as) no Colégio Americano

por Colégio Metodista Americano — publicado 15/05/2009 06h43, última modificação 17/06/2020 15h21
Ação objetiva alertar público em geral sobre a valorização da vida no trânsito <br>

“Estamos em ação pela vida”. Com essa frase, alunas e alunos do Ensino Médio do Colégio Metodista Americano justificavam a blitz realizada na quarta-feira (13/05), ao meio-dia, em frente à escola. A ação é uma parceria entre o Projeto Voluntariado, do Americano, e a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, que nessa data comemorou 13 anos de existência.

Monitorados(as) pela coordenadora das Séries Finais e Ensino Médio, professora Lola Cristina da Luz Rodrigues, os(as) alunos(as) distribuíram impressos com mensagens da campanha Vida Urgente aos(às) motoristas que por ali transitavam e destacavam o slogan: ‘Estamos em ação pela vida’. “Isso revela o estágio de conscientização em que já se encontram nossos(as) alunos(as), especialmente os(as) que participam do Projeto Voluntariado”, explica Lola. “Essa turma faz uma reflexão profunda sobre o valor da vida e os problemas que mais nos afligem como o alcoolismo, as drogas e o trânsito irresponsável. Quando surge uma campanha como essa, eles(as) se envolvem por completo”, conclui.

O impresso distribuído é um display para ser dependurado no espelho retrovisor interno dos veículos, com os dois símbolos da campanha Vida Urgente, uma criança e uma borboleta, além da mensagem “Seu filho está de olho em você”, que alerta para a enorme responsabilidade de quem dirige um carro. “A violência no trânsito já passou dos limites e os adultos têm que nos dar os melhores exemplos”, avisam quase em coro as alunas do 3º ano do Ensino Médio do Americano, Laura Pereira de Souza Goldim, Bruna Albio Moraes e Maithê Oliveira Peixoto, enquanto agitavam a bandeira da campanha e estimulavam os(as) colegas da blitz.

A mesma ação se desenvolvia naquele instante em praticamente todas as escolas de Porto Alegre para marcar o aniversário de criação da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, em 13 de maio de 1996. Organizada pelo casal Diza e Régis Gonzaga, após perderem o filho Thiago em trágico acidente de trânsito, a fundação trava uma luta incansável em defesa da vida, com ações de educação e conscientização para diminuir os acidentes de trânsito, principalmente os que envolvem jovens.

“Solidários com a missão desta entidade, nós, do Colégio Americano, há bastante tempo nos engajamos nas campanhas de educação para o trânsito, até porque temos que transmitir às crianças que a vida não é só um momento, que não é justo que acabe de encontro a um poste, de forma trágica. Iniciativas assim podem evitar que outros(as) jovens percam a vida quando o que mais querem é viver”, diz a professora Lola, sobre a parceria entre o Projeto Voluntariado e a campanha Vida Urgente.

Após a blitz, os(as) alunos(as) participantes se propõem a analisar e avaliar os resultados e as impressões de cada um(a) e estabelecer formas práticas de aproveitarem as lições, não somente da ação imediata, como também do que observam no dia-a-dia pelas ruas e estradas.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração e fotos: Luís Bustamante